Cláudio Dusik toma posse na Câmara de Vereadores de Esteio

19/09/2018 - O primeiro suplente do MDB, Cláudio Luciano Dusik , 41 anos, tomou posse ontem, 18, durante a sessão descentralizada em homenagem à Semana Farroupilha, no palco principal do Parque de Exposições Assis Brasil. Dusik, que assume a vaga da vereadora Rute Pereira (MDB), que está de licença sem custos aos cofres públicos até 1º de outubro, agradeceu aos eleitores pelos 1.125 votos conquistados na na última eleição, em 2016. "É uma honra poder fazer parte do Legislativo, momento muito esperado", disse, agradecendo a recepção dos vereadores.

O  vereador ainda aproveitou para solicitar, como um dos primeiros pedidos, que o Executivo que faça uma  revisão das vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência nas vias públicas de Esteio, conferindo para que no espaço para desembarque não exista obstáculos como postes, placas, árvores, bicicletários, buracos ou quaisquer outros que impossibilitem ou dificultem o ajudador/cuidador a desembarcar o passageiro com deficiência. "Quero recomendar, também,  que as vagas de estacionamento reservadas onde houver tais obstáculos, e que  não puderem ser retirados, que estes espaços possam ser deslocados para localidade mais próxima e com melhor acessibilidade", pediu.

Formado em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil, Claudinho como é conhecido, sofre de uma atrofia muscular espinhal (AME) do tipo Werdnig-Hoffmann em estágio avançado. Claudinho, como é conhecido,  possui o título de doutor, conquista alcançada em maio deste ano, em tese defendida na Universidade Federal do RS (Ufrgs).Ele já planeja um título de pós-doutorado, desenvolveu uma interface entre o computador e pessoas com incapacidade grave, para comunicação por piscadas de olhos: A interação entre interface cérebro computador e sujeitos com incapacidade motora grave para comunicação. O equipamento, o dispositivo Muse Interaxon. fica posicionando na testa e possibilita a comunicação através do teclado virtual. É servidor da prefeitura de Esteio e formado em Psicologia pela Ulbra, também apresentou como defesa de tese em Mestrado, há cinco anos,  o desenvolvimento de um teclado virtual. Estudou computação, eletrônica, neurociências e engenharia de software.

Por Terezinha Bobsin - reg Prof MTb/RS 7156