História

Confira aqui a história da Câmara Municipal de Esteio e fotos de acontecimentos que marcaram a trajetória do Legislativo municipal.

A história da Câmara Municipal de Esteio confunde-se com a trajetória da cidade. Em 1954, a 20 de dezembro, foram eleitos os primeiros vereadores, para um mandato de apenas dez meses, conforme estabelecia o artigo 3º da lei estadual 2.520, de 15 de dezembro de 1954, que criou o Município. Este primeiro período legislativo iniciou-se em 25 de fevereiro de 1955 (três dias antes da emancipação da cidade), quando os parlamentares foram diplomados e realizaram a primeira sessão extraordinária, no antigo Clube do Comércio.

Os vereadores da primeira Legislatura, que terminou em 31 de dezembro de 1955, eram os seguintes:

Ascendino Alves da Silva

Darcy Zolin

Francisco de Oliveira

Ilo José Albuquerque

José Cunha do Amaral

Linos Möller

Lizandro Araújo Filho

Durante várias décadas, a Câmara de Esteio não teve uma sede própria. Desde 1955, as sessões foram realizadas em vários locais. Dentre eles estava o Salão Nobre da Prefeitura, como pode ser visto na foto abaixo, datada de março de 1975, na ocasião em que o Legislativo esteiense realizou uma sessão solene.

Sessão Solene março de 1975

A partir de 1990, as atividades administrativas e sessões da Câmara de Esteio passaram a ser realizadas no subsolo da Prefeitura. A fotografia abaixo mostra os vereadores reunidos, em 2004, no antigo plenário, que hoje é o auditório da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos.

Plenário lotado entre 2001 e 2004

Em 2002, a Câmara comprou um terreno na Rua 24 de Agosto, 535, no Centro. Alguns anos depois, após a realização dos processos de licitação, a construção do novo prédio foi iniciada. A foto a seguir foi feita em abril de 2008, quando os trabalhos de estruturação das escadarias da Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer estavam quase terminados e a edificação da recepção, localizada no primeiro andar, estava em estágio inicial.

Construção da Câmara início de abril de 2008.

O prédio foi inaugurado em 29 de dezembro de 2009, porém os setores administrativos da Casa e os gabinetes dos vereadores passaram a funcionar no local somente em 30 de setembro de 2010. Já em 5 de outubro do mesmo ano, os parlamentares reuniram-se para a realização da primeira sessão ordinária no local. A imagem abaixo mostra um momento daquela ocasião.

Primeira sessão na Câmara nova (alta resolução)

Atualmente, o Prédio Monsenhor Geraldo Penteado de Queiroz já tem mais de uma década de funcionamento. Nessa fase mais recente do Poder Legislativo de Esteio, o edifício abrigou a maior parte das atividades parlamentares da cidade, assim como solenidades e eventos da comunidade. Na foto abaixo, imagem da Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, durante sessão solene em homenagem ao Dia da Mulher, realizada em 10 de março de 2020.
Sessão Solene Dia da Mulher 2020