Aprovado anteprojeto que busca ajudar pessoas com transtorno de acumulação compulsiva

Projeto objetiva prestar assistência social e em saúde para pessoas que sofrem deste distúrbio em Esteio.

23/09/2020 - Na sessão ordinária desta terça-feira (22),  a Câmara Municipal de Esteio aprovou o anteprojeto de Lei 33/2020, de autoria do presidente do Legislativo, Mário Couto (MDB).  A iniciativa, propõe que esteienses em situação de vulnerabilidade social e diagnosticadas com o transtorno de acumulação compulsiva ganhem assistência gratuita do Município. No documento, o parlamentar ressalta que a doença psicológica se refere a sintomas de: “coleta e acumulação intencional de objetos, resíduos e/ou animais, e a dificuldade para se desfazer dos mesmos”.

O vereador salienta ainda que a acumulação gera problemas tanto para o indivíduo, quanto para a comunidade, como por exemplo, a proliferação de vetores, limitação de circulação em calçadas, acúmulo de resíduos em ambientes coletivos, mau cheiro, entre outros.

A ideia do projeto é criar, através da Assistência Social do Município, uma equipe especializada e focada apenas nesta questão, para realização de todas as ações de estratégia, execução, monitoramento, acompanhamento e atendimento, viabilizando o atendimento destas pessoas em suas residências. “Espera-se, com isso, efetivar resultados positivos no município de Esteio, no que tange o tratamento de pessoas com transtorno de acúmulo compulsivo”, conclui Mário Couto.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio