03/02/2009 - Esteio: Comissão de Saúde visita Hospital São Camilo

Esteio: Comissão de Saúde visita Hospital São Camilo

Falta de lençóis e a rotina de atendimento foram algumas das pautas

A falta de lençóis e a rotina de atendimento do Hospital São Camilo, de Esteio, foram alguns dos temas discutidos entre  a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social e os diretores do hospital na manhã de hoje (3), com a presença do vice-prefeito, Fladimir Costella (PMDB), o Costelinha. A comissão, integrada pelos vereadores Sirlon Ribeiro (PMDB), Felipe Costella (PMDB) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), relataram dificuldades enfrentadas pelos moradores, principalmente os pacientes, que reclamam da falta de troca da roupa de cama. "As pessoas se queixam que ficam até três dias sem a troca dos lençóis, tanto no atendimento do SUS como nos convênios", comenta Sirlon. Segundo a diretora Administrativa, Ana Boll, o enxoval para cada cama que o hospital possui atualmente, é insuficiente. Ela explica que existe um desgaste natural do material, porém o grande problema são os furtos de lençóis. "Em 2007 compramos uma grande quantidade e, queremos fazer a reposição em breve. O pedido já foi encaminhado", relata. A administradora reforça que com a reforma da UTI vários acessos serão fechados.

A vereadora Marli, preocupada com a questão das infecções hospitalares, questionou sobre o uso de equipamentos de proteção na UTI. De acordo com Ana Boll, existe uma comissão de infecção hospitalar. Além disso, conforme a diretora , o São Camilo está com índice de infecção de  3,5%, considerado baixo, já que em hospitais de porte maior, o índice é de 5%.
O presidente da Comissão, Sirlon Ribeiro aproveitou para elogiar o quadro de funcionários pela dedicação e explicou que a Comissão vai se reunir em um próximo encontro com a administração do hospital para falar sobre o recurso de R$ 400 mil anunciados pelo governo estadual, que deverá chegar em breve ao município. O vereador Felipe Costella colocou a disposição a Comissão e ressaltou que os vereadores querem ser parceiros do hospital.
Segundo o vice-prefeito, 2009 será o ano de colocar o" trem nos trilhos". "Estamos  há um pouco mais de 20 dias de administração e estamos trabalhando para fazer de Esteio um exemplo de administração", diz.