06/03/2009 - Presidente da Câmara conhece dependências da Associação de Deficientes Visuais de Canoas

A presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Michele Pereira (PT), visitou dia 4, à tarde, a associação de Deficientes Visuais de Canoas (Adevic), que está localizada em uma antiga Escola Municipal, na rua Rio de Janeiro, n° 360, bairro Matias Velho. A intenção da presidente foi de conhecer a entidade, que atende, de acordo com a psicóloga Sandra de Albuquerque, além de pessoas com deficiências visuais, crianças com múltiplas deficiências. “Muitas dessas crianças tiveram seqüelas em virtude do nascimento prematuro”, relata. A Associação desenvolve um trabalho desde 1996, com a reabilitação de pessoas que perderam a visão, acompanhamento psicológico e terapia ocupacional, onde os deficientes visuais realizam trabalhos artesanais com materiais caseiros, como jornal e biscuit feito de maisena. Há também uma sala com toda a estrutura de uma casa, com mesa, pia para lavar louças, fogão, roupeiros, para que possam voltar a exercer as tarefas do dia-a-dia normalmente, além de aulas de Braille. Segundo o presidente da Associação, Eri Domingos, a entidade precisa muito da ajuda das autoridades para que o trabalho seja realizado. “É preciso compreensão, pois o atendimento especializado é necessário e as pessoas precisam deste apoio”. Conforme a vereadora Michele, a idéia é propor ao Executivo de Esteio a realização de um levantamento de quantos deficientes há no município, para que possa ser realizado o mesmo trabalho.

Mais fotos