09/10/2009 - Canoas adere ao programa Território da Paz

Canoas é a primeira cidade da região Metropolitana a sediar o Território da Paz. A solenidade ocorreu hoje(9) no bairro Guajuviras, um dos mais violentos da cidade, na presença do ministro da Justiça, Tarso Genro, além de autoridades locais e a presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Michele Pereira (PT).   O projeto é um dos braços do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A proposta integra políticas de segurança pública e ações sociais preventivas com medidas que envolvem a comunidade e as forças policias na redução da criminalidade. Segundo o ministro, a escolha se deu pelos projetos implantados e a integração do município com o Pronasci, além da qualidade dos projetos. Tarso destacou que 90% dos guardas municipais de Canoas participam da capacitação do Bolsa Formação, que no RS já contempla 13.415 policias com um adicional salarial, que totaliza um aposte de R$ 47 milhões.

Na oportunidade, também foram assinados ainda três convênios para implantação de novas iniciativas: o Geração Consciente, que capacitará 80 jovens sobre os direitos do consumidor, a Justiça Comunitária e o Pacificar, por meio do qual a população contará com os estudantes de Direito da UniRitter para mediação de conflitos. Além disso, Esteio, Canoas, Cachoeirinha e Sapucaia do Sul receberam aparelhos dois etilômetros, aparelhos utilizados para medir a quantidade de álcool no sangue, na realização de blitz.