11/03/2009 - Rua Coberta foi palco de noite de homenagem às mulheres de Esteio

Rua Coberta foi palco de noite de homenagem às mulheres de Esteio
Mesmo com vento forte, mais de 200 pessoas participaram da cerimônia realizada ontem (10) à noite pela Câmara de Vereadores de Esteio em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A atividade, conduzida pela presidente Michele Pereira (PT), ocorreu na rua Garibaldi (rua Coberta) e contou com a participação da ex-vereadora Ilsa Smigelskas, que fez parte do Legislativo na década de 80, além do comandate do Corpo de Bombeiros, Nelson Dalamaria, do Executivo, integrantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), Câmara de Dirigentes Lojistas, associações de bairros e Executivo. Na oportunidade, 19 mulheres de diversos segmentos da comunidade receberam flores e um certificado alusivo à data. As apresentações artísticas, uma esquete do ator Arnaldo Sobrinho; apresentação do Coral Municipal , regido pelo professor Pablo Tramontina, acompanhado pelo quarteto de cordas, e uma coreografia da Escola de Ballet da Professora Sabine Costella - abrilhantaram o evento. Também o  diretor de teatro, Paulo Oliveira ,contou a história da mulher e suas conquistas durante a cerimônia. A presidente da Câmara disse que a homenagem é justa pela luta histórica da mulher  em busca do reconhecimento de seus direitos. Os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Therezinha Heller (PPS), Luiz Duarte (PTB), Leonardo Dahmer (PT), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Sirlon Ribeiro (PMDB) e Jane Battistello (PDT), também ressaltaram a história da mulher e a necessidade de cada município desenvolver políticas que possam garantir sua qualidade de vida. Um dos pontos ressaltados pelo vereador Leonardo Dahmer, refere-se criação da delegacia da mulher. Os vereadores Ari da Center (PSB) e Felipe Costella(PMDB) também prestigiaram o evento.
Entre as homenageadas, estava a integrante da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas, Eugênia Pedde, de 100 anos. Para ela, a honraria é muito significativa. "Não imaginava receber esta homenagem com toda esta idade", ressalta.
      Antes, porém, às 18horas, a Câmara de Vereadores realizou sua sessão ordinária no mesmo local. Segundo a presidente, Michele Pereira (PT), a idéia é dar início à descentralização das atividades legislativas neste ano. "É o momento em que a comunidade poderá acompanhar o processo legislativo e o quais projetos estão sendo votados na Câmara de Vereadores", ressalta.

Confira as homenageadas deste ano:

Augusta José da Silva - Hospital Municipal São Camilo; Laureci Both - Associação Comunitária do Novo Esteio; Maria Elizabeth de Oliveira Di Pietro - Associação Maria José; Madalena Lampe Amaral - CTG Chama Nativa; Ieda da Costa - Grupo Unir Raças; Eugênia Pedde -Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas; Nelda Sueli Lemos - Grupo da Terceira Idade Amigos para Sempre; Narci Pereira Brandão - Associação Comunitária do Bairro Tamandaré; Zunita Schmidt - Igreja São Nicolau; Ilza Terezinha Duarte de Assunção - Igreja São Nicolau; Olga Christina de Morais - Igreja Nossa Senhora Aparecida; Carmem Eloísa de Souza - Câmara de Dirigentes Lojistas de Esteio; Maria Eliane Ferreira - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio; Neusa Regina Mello Bombardelli - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio; Elga Terezinha Vargas Macedo - Secretaria Municipal de Educação; Liege Lenice dos Santos Jesus - Secretaria Municipal da Saúde; Janaina Tenn-Pass - Associação Amigo dos Meninos; Jurema de Brito - Associação dos Moradores do Parque Amador; Rosmari Zuchetto Fabbris - SISME