12/03/2009 - Projeto Criança Depois da Escola é apresentado na Câmara de Vereadores

Esteio poderá ter atividade esportiva para os alunos da cidade, em horário inverso ao da escola. A idéia é do vereador Felipe Costella (PMDB), que apresentou a proposta na Câmara de Vereadores. O projeto Criança depois da escola - esporte, a magia da inclusão social, pretende complementar a atividade escolar, buscando diminuir os índices de violência, nas familias e na comunidade onmde será desenvolvido o projeto.  O projeto também visa o fortalecimento da inclusão social, evitar a evsão escolar, além de capacitar, com convivências e experiências, a descoberta de potencialidsade e limitações. "Podemos proporcionar uma melhor assistência na saúde dos alunos e seus familiares", ressalta.

De acordo com o projeto, as atividades de futsal e futebol de campo terão núcleos no s campos do Santa Tereza e Ouro Verde, por exemplo, com sede administrativa no Ginásio Municipal. Os núcleos serão formados por 275 alunos, divididos em 25 por categoria, atendendo um total de 550 alunos, com atendimento extensivo aos familiares dos alunos. A matéria prevê, ainda, que a inscrição se dará somente se o aluno estiver frequentando a escola regularmente, através da apresentação do atestado de matricula. As faixas etárias para o projeto variam de 1997 a 2000 para categoria mirim; de 1993 a 1996 para a infantil e de 1990 a 1993 para juvenil. "A inscrição será gratuita", informa o vereador, caso o projeto seja implantado. "O investimento no esporte e lazer, é de extrema importância e quanto mais cedo começamos, melhor serão os resultados. Atividades de inclusão social possibilitam o desenvolvimento das potencialidades físicas e psicológicas durante a infância e a adolescência. O projeto, além de proporcionar às crianças e adolescentes o hábito saudável da prática esportiva e de lazer, pode contribuir com outro papel das políticas públicas: a construção da igualdade e da justiça social", salienta.