17/12/2009 - Proposta quer reduzir o consumo de sacos plásticos em Esteio

Proposta quer reduzir o consumo de sacos plásticos em Esteio

A vereadora Jane Battistello (PDT) apresentou na última semana um anteprojeto à Câmara de Vereadores de Esteio que “Dispõe sobre a obrigatoriedade de substituição, pelos Órgãos Públicos e estabelecimentos comerciais no Município de Esteio, do uso de sacos plásticos para lixo e de sacolas plásticas, por sacos de lixo ecológicos e sacolas ecológicas, material biodegradável e dá outras providencias.” A proposta, de acordo com a vereadora, quer reduzir o consumo de sacos plásticos, visando a diminuição do impacto ambiental causados por estes materiais. “ As sacolas oxibiodegradáveis agridem menos o meio ambiente, já que o tempo de vida útil do material é de, no máximo, 18 meses. Devemos pensar em responsabilidade ambiental e iniciar a mudança o mais rápido possível”, ressalta. A vereadora lembrou ainda que o percentual de sacolas plásticas recicladas é quase zero, pois a maioria delas é usada como saco de lixo, ficando contaminada por restos de alimento, entre outros materiais. A proposta será encaminhada ainda nesta semana ao Executivo.