20/11/2009 - Câmara de Esteio homenageia Dia da Consciência Negra em sessão solene

Câmara de Esteio homenageia Dia da Consciência Negra em sessão solene  A Câmara de Vereadores de Esteio homenageou na sessão de ontem (19), à noite, no Salão Nobre da Prefeitura, o Dia da Consciência Negra. Na oportunidade, os participantes puderam acompanhar a apresentação musical do Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE), de Porto Alegre, que encantou os cerca de 200 expectadores. O Cecune, uma organização não-governamental, é o único coral étnico afrodescendente do Estado. Conforme os integrantes, com 25 cantores, o coral representa um tipo especial de linguagem empregada na luta contra o racismo, ocupando espaços onde outra forma de discurso não chegaria recompondo auto-estima, revelando valores estéticos musicais e culturais. A atividade também contou com a apresentação artística da bailarina Júlia Franco, 9 anos, do Corpo de Ballet Sabine Costella. Neste ano o tema do evento é "Identidade étnica e religiosa, superando preconceitos e a discriminação". A presidente da Câmara ressaltou que o evento, realizado há vários anos pretende alertar sobre as diferenças raciais. Já o vereador Luiz Duarte (PTB), que falou em nome dos vereadores, lembrou das lutas diárias de todas as pessoas que sofrem discriminação. Entre as autoridades presentes estiveram o vice-prefeito, Costelinha, a secretária de Educação, Carla Mantay e o secretário de Cultura, Rafael Figliero. Os 12 homenageados receberam uma distinção pelo destaque durante o ano em  atividades dentro do movimento. Antes da cerimônia, a Câmara de Vereadores realizou a sessão ordinária semanal, oportunidade em que foram aprovados os projetos criando o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, de iniciativa do Executivo, com emendas da presidente da Câmara, Michele Pereira (PT), e dos vereadores do PSB, Jaime da Rosa e Ari da Center, garantindo a participação de sindicatos ou conselhos profissionais  na entidade, bem como incluindo a representação do Legislativo. Também teve aprovação da maioria dos vereadores o repasse de R$ 20 mil para a campanha de Natal da Câmara de Dirigentes Logistas, além da aprovação unânime do projeto de aquisição de vagas para alunos carentes nas instituições particulares de ensino infantil. Confira os homenageados:

Manoel Pedro Rodrigues
Raquel Cardoso Santos