25/03/2009 - Berfran Rosado fala de propostas para o meio ambiente em Esteio

Berfran Rosado fala de propostas para o meio ambiente em Esteio

O secretário estadual de Meio Ambiente, Berfran Rosado, falou ontem (24), à noite na Câmara de Vereadores de Esteio, sobre seus planos para pasta. A visita ao município foi um pedido da vereadora Thererezinha Heller (PPS) para lembrar o dia Mundial da Água. Rosado, que está respondendo pela secretária há cerca de um mês, disse que pretende tomar medidas para garantir a sustentabilidade dos recursos naturais. Ele explicou que é necessário um ajuste ao novo modelo, criando uma rede de sustentabilidade com a participação dos governos estadual,municipal e federal, principalmente, com apoio da sociedade. Anunciou a descentralização da secretaria através da criação de três balcões regionais; uma parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS -Fetag- , através de um balcão ambiental e a concessão de um selo para incentivar o controle da água, bem como a conscientização sobre a questão ambiental. "A secretaria retomará a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que é, na verdade, um acordo sociopolítico de repartição das águas gaúchas para o futuro. Significa dizer que o cidadão/usuário é quem determinará a utilização da água, a fim de que todos tenham acesso a ela, seguindo a lógica do dito africano: “um pouco de água para todos o tempo todo”. O secretário ressaltou, ainda, a licença prévia concedida ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) na tarde de onte (24) para construção da BR-448. Para o Rio do Sinos, Rosado garantiu que há um conjunto de projetos. "Faremos um levantamento de todos os nossos mananciais para a elaboração de um plano de controle para, realmente, buscar uma melhor solução", explica. Após a palestra, Rosado conheceu o gabinete da vereadora Therezinha Heller.

Berfran Rosado fala de propostas para o meio ambiente em Esteio