26/02/2009 - Teste de Surdez em recém-nascidos será votado em Esteio hoje

Os recém-nascidos de Esteio poderão ter mais um benefício, caso seja aprovado o projeto que está na pauta da sessão de hoje, dia 26 na Câmara de Vereadores: o exame gratuito de emissões evocadas ou, popularmente, o teste da orelinha. A idéia é do vice-presidente da Câmara, vereador Sirlon Ribeiro (PMDB), que pretende tornar obrigatória a realização do exame de surdez nos bebês, visando identificar o problema nos primeiros dias de vida, para tratar imediatamente  a perda auditiva. O projeto prevê, ainda, a responsabilidade do hospital em realizar gratuitamente o exame com a fiscalização da secretaria de Saúde. Segundo o vereador Sirlon, o exame é realizado pelos pediatras ainda no berçário da maternidade e não causa incômodo ao bebê. “Quando confirmado um caso, o tratamento pode ser indicado antes dos seis meses de idade e durante os dois primeiros anos a criança deficiente poderá desenvolver a fala e linguagem muito próxima da normal”, ressalta. O teste da orelhinha consiste na colocação de uma sonda na orelha da criança, que emite sons de fraca intensidade e recolhe, no computador, as respostas que a orelha interna (cóclea) do bebê produz. É realizado com a criança dormindo, em sono natural. É indolor, não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contra-indicações e dura cerca de dez minutos. O resultado sai na hora. Havendo alguma suspeita, a criança deverá ser encaminhada para avaliação otológica e audiológica completas.
A pauta de votação terá, ainda, a emenda ao projeto de resolução que transfere a sessão do dia 10 de março para rua Garibaldi(rua Coberta), em função da sessão solene em homnagem ao Dia Internacional da Mulher., que terá início às 19h30min. Antes, a sessão ocorrerá normalmente, no mesmo local, às 18 horas. A presidente da Câmara, Michele Pereira (PT), informa que em caso de chuva, a cerimônia vai acontecer na Casa de Cultura (rua Padre Felipe, 900). Além disso, também será analisado o projeto de abertura de crédito suplementar, no valor de R$ 60 mil, para despesas da secretaria da Administração com encargos sociais e, R$ 60 mil para realização do processo de contratação de empresa para segurança do Seminário Claretiano.
Outra matéria que será analisada, a pedido do Executivo, pretende a alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias, visando a inclusão de programas de qualificação administrativa, no valor de R$ 331 mil e manutenção da secretaria de Administração, no valor de R$ 161 mil,  além de recursos para a modernização da  secretaria da Fazenda, no valor de R$ 137 mil; bem como R$ 30,8 mil para a manutenção e modernização da secretaria de Planejamento Urbano. Os recursos são oriundos do BNDES.