26/03/2009 - Comissão Legislativa Pró-sinos vai conhecer Rio do Sinos no Martin Pescador amanhã

Comissão Legislativa Pró-sinos vai conhecer Rio do Sinos no Martin Pescador amanhã
   A Comissão Intermunicipal de Acompanhamento das Ações do Pró-sinos, vai se reunir amanhã, dia 27, às 9 horas, no barco Martin Pescador. A comitiva vai partir de São Leopoldo, do ancoradouro do Martin Pescador, e segue até Sapucaia do Sul. A medida foi adotada em reunião da Comissão na última quinta-feira (13), na Câmara Municipal de Sapiranga, que teve a participação dos representantes da Câmara de Vereadores de Esteio, através dos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Ari da Center (PSB), Leonadro Dahmer (PT) e a assessoria da vereadora Therezinha Heller (PPS). A idéia da Comissão é lembrar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 deste mês.  De acordo com o Jaime da Rosa, o passeio com o Martin Pescador pretende mostrar a realidade do Rio dos Sinos aos parlamentares. "Muitos vereadores não conhecem a verdadeira situação do rio", destaca. 
   O encontro em Sapiranga definiu, ainda, a realização de um seminário de formação direcionado aos vereadores e demais interessados no debate sobre o Rio dos Sinos. A iproposta pretende subsidiar os participantes da Comissão Legislativa  sobre as ações desenvolvidas pelo Consórcio Pró-sinos, que envolve 32 municípios do Vale do Sinos.  Projetos para educação ambiental, outorga da água, criação de agência de bacias e tratamento de resíduos sólidos, estão entre as ações defendidas pela Comissão. O seminário deverá debater a conjuntura nacional e global, enfocando a questão do saneamento e sua legislação. Além disso, experiências do Comitê Sinos e de uma entidade semelhante, que atua no município de Piracicaba, em São Paulo, também fazem parte da programação.  Conforme a Comissão, a data provável da realização do seminário  é o dia 22 de abril, na Câmara Municipal de Novo Hamburgo. 
  Os vereadores integrantes da Comissão, entre eleas das cidades de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapucaia do Sul e Canoas, destacaram a importância da participação legislativa  na defesa da causa do Rio dos Sinos.