27/02/2009 - Câmara de Esteio participa da abertura oficial do ano letivo

Câmara de Esteio participa da abertura oficial do ano letivo
A presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Michele Pereira (PT), participou da confraternização entre funcionários da secretaria de Educação no Parque de Exposições Assis Brasil ontem (26), à noite., na abertura oficial do ano letivo. Os profissionais foram recebidos com um coquetel para abrir as atividades do ano letivo, além de música ao vivo e a palavra de autoridades do município e da educação esteiense. "A cidade como uma grande escola" foi o tema  do encontro, que reuniu mais de 1.200 pessoas entre professores, serventes, equipes diretivas e funcionários. A secretária de educação, Carla Mantay, reforçou a necessidade de humanizar a gestão, aproximando a Secretaria da comunidade e dos servidores. "Queremos políticas públicas que reforcem o papel central dos profissionais na construção de uma sociedade justa e repleta de oportunidades", afirmou.

Já o prefeito Gilmar Rinaldi, disse que pretende fazer uma  grande administração em educação e que os professores e funcionários são os protagonistas. P"recisamos investir mais em recursos humanos. Juntos, vamos transformar Esteio através da educação", ressalta. O prefeito ressaltou que ações imediatas para que  objetivo se concretize nos próximos quatro anos, como o planejamento semanal das aulas, mesmo fora do ambiente escolar, e ampliar os espaços democráticos de discussão.

Para a presidente da Câmara, o evento reforçou o comprometimento da administração com a educação como um todo no município e demonstrou a importância da valorização dos profissionais.

A palestra foi ministrada pelos professores Euclides Redin e a ex-vereadora Daianny Costa , com o tema "A cidade como uma grande escola", onde defenderam que a construção de uma gestão integrada e participativa é prioritária para romper com a crise de governabilidade imposta pela lógica de mercado. "Esteio pode ser palco de uma transformação silenciosa, uma mudança de paradigma que pode repercutir no mundo inteiro. Isso só pode ocorrer com um novo sistema de educação, centrado na figura humana e na compreensão de que a educação não pode ser fragmentada. Mas uma transformação assim não ocorre sozinha. Nós devemos optar por construí-la", afirmou  Daianny.

Os músicos Ricky Proença, Kael Preto e Vitor Bittencourt apresentaram um show com músicas nacionais e internacionais. O evento foi encerrado com a apresentação do coral do Centro Ecumênico de Cultura Negra (Cecuni).

Câmara de Esteio participa da abertura oficial do ano letivo