27/03/2009 - Apresentação dos alunos do projeto Peixe Dourado lembra Dia da Água em Esteio

Apresentação dos alunos do projeto Peixe Dourado lembra Dia da Água em Esteio
Para os alunos do projeto Peixe Dourado, desenvolvido na escola Alberto Pasqualini, em Esteio e criado pelo Comitesinos em 1987, contar a história da água é uma tarefa fácil. Difícil mesmo, é ter que mostrar o que está acontecendo com o Rio do Sinos, que atualmente é considerado um dos piores rios do País, segundo o relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil,divulgado recentemente pela Agência Nacional de Àguas (ANA). A conscientização sobre o a poluição do rio, foi o tema principal da apresentação artística realizada na última semana na Câmara de Vereadores de Esteio. Os alunos lembraram a mortande de peixes ocorrida em 2006 e alertaram sobre colocação de lixo no leito do rio. O alerta sobre o problema do Sinos, segundo a professora de Educação Ambiental e coordenadora do Peixe Dourado em Esteio, Iara Mara Costa Pacheco, vem sendo difundido há muito tempo. Responsável pela conscientização dos moradores de localidades próximas às regiões afetadas pela contaminação, a professora desenvolve trabalhos com os alunos da rede municipal, implantando práticas inclusivas de educação ambiental. Durante a atividade, os alunos distribuíram trabalhos desenvolvidos em sala de aula, sobre a preservação dos recursos hídricos. A apresentação foi um pedido da vereadora Therezinha Heller (PPS).