30/01/2009 - Denúncia sobre maus tratos com idoso em autolotação chega à Câmara de Vereadores

A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação da Câmara de Vereadores de Esteio, uma denúncia de maus tratos a um idoso em autolotação da cidade na manhã de hoje(30), na Sala de Sessões Alberto Pasqualini. A denúncia foi feita pela advogada, Fernanda Schmidt, ao presidente da Comissão, Leonardo Dahmer (PT), além dos vereadores Ari da Center e Jaime da Rosa (PSB), Jane Battistello (PDT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB) e aos dirigentes do Consórcio Operacional de Esteio (Coe), integrado pela Associação dos Permissionários de Autolotação de Esteio (Apale) e Real Rodovias. Segundo a advogada, que presenciou a cena, a denúncia já foi encaminhada ao Ministério Público e aconteceu em novembro do ano passado. "Ele - o motorista - se dirigiu ao idoso com desrespeito e com palavras de baixo calão", ressaltou. Fernanda Schmidt disse, ainda, não ter visualizado no veículo, um telefone para denúncias ou reclamações.

O advogado da Apale, Roberto Miranda, recebeu a informação com surpresa. "É importante e de grande interesse da administração do Coe receber informações desta natureza. Temos o maior interesse em atender bem aos idosos", disse. O advogado lembrou que os trabalhadores do consórcio são assistidos com reuniões periódicas, cursos de 48 horas de transporte coletivo; psicólogos para palestrar e auxiliar o motorista, visando a qualificação da equipe. Miranda ressaltou, ainda, que as reclamações podem ser feitas na estação do trem - onde há uma pessoa da empresa para o atendimento - ou pelo fone 30338255 ou, também para a ouvidoria da prefeitura. "Vamos nos informar do teor da ofensa; fazer uma análise psicológica do motorista e tomar as medidas necessárias. Porém, isto é uma questão pontual", destaca.

Recadastramento para o transporte gratuito vai até o dia 2 de março

Os vereadores questionaram, também sobre a lei que permite a gratuidade aos idosos entre 60 e 65 anos, em 2007, que ainda não está em vigor.  De acordo com o advogado, até o dia 2 de março, o Coe está realizando o recadastramento dos idosos nesta faixa etária, visando garantir a continuidade do benefício. "Os interessados em se cadastrar devem procurar a secretaria de Ações e Segurança Pública, (avenida Porto Alegre, 505, no Parque Galvany Guedes)", informa. A mesma medida serve para a concessão do passe livre, conforme determina o decreto 3.764/08. As carteirnhas com prazo indeterminado, tornaram-se vencidas e seus portadores também devem se dirigir à secretaria para o recadastramento. "Após esta data, as mesmas não serão aceitas no transporte municipal. Queremos inibir o abuso, pois há uma grande quantidade de pessoas que possuem a carteirinha sem terem direito à ela ", explica. Atualmente, de acordo com os integrantes do Coe, 40% dos passageiros andam de graça. "Quem saí onerado são os outros 60% que pagam", comenta. As vendas clandestinas de vales transporte, que também foram ressaltadas pelo advogado,  deverão sofrer medidas mais enérgicas.

Questionado pelo vereador Jaime da Rosa sobre a situação dos abrigos das paradas, "que estão em estado crítico", Miranda ressaltou que em 2008 foram colocados 30 novos e recuperados 35, mas que, em breve, deve se reunir com o Executivo para resolver a situação. Já o presidente da Comissão, Leonardo Dahmer aproveitou para solicitar a possibilidade da Comissão ter acesso a tabela de reajustes das passagens. " O custo dos abrigos não está previsto na tarifa. Ela obedece a uma planilha nacional, do Ministério de Transportes, mas a elaboração é de responsabilidade da secretaria de Ações de Segurança e Trânsito de Esteio", conclui.

Mais fotos