30/11/2009 - Câmara de Esteio cobra qualidade no atendimento dos peritos aos segurados do INSS

A falta de qualidade no atendimento dos peritos junto aos segurados INSS, agência Esteio, foi tema de reunião entre os vereadores Jaime da Rosa (PSB) e Sirlon Ribeiro (PMDB),e as gerentes das agências de Canoas e Esteio, Raquel Terezinha Lewandowski e Clauza Geórgia Metzdorff, na tarde de hoje (30). Durante o encontro, que aconteceu na agência de Canoas, os vereadores denunciaram o descaso com segurados que são liberados pela perícia e que não têm condições voltar ao trabalho, bem como a falta de qualificação nos atendimentos.   "Como estas pessoas vão sustentar suas famílias, se são liberados para trabalhar e a empresa entende que ainda não estão aptos. São pessoas mutiladas que os peritos estão liberando da licença. Alguns, ainda, com secreção na parte lesionada", explicam. A gerente da agência de Canoas, que coordena Esteio, disse que  a sistemática vai mudar. "Estamos fazendo um trabalho de sensibilização junto aos peritos, objetivando moralizar as agências. Além disso, estamos identificando estes profissionais que estejam trabalhando de forma desrespeitosa junto ao segurado. Maus servidores serão encaminhados à corregedoria", justifica. A gerente também disse que em Esteio há falta de médicos peritos. Dos cinco profissionais lotados, apenas três prestam atendimento e que precisam encurtar o prazo das perícias. Cada perito, conforme Raquel, atende cerca de 18 pessoas por dia. "Estamos buscando médicos em outras cidades como Caxias do Sul e São Jerônimo", comenta. A Câmara de Vereadores vai receber a gerente no dia 14 de dezembro, às 19 horas, para falar sobre o tema.Aa gerente anunciou também a mudança dos serviços - que são realizados atualmente no prédio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para o prédio novo, na rua Machado Lopes, esquina com a rua Fernando Ferrari, dia 7 de dezembro. Para tanto, conforme Raquel, a agência vai precisar desconectar o serviço durante dois ou três dias. "Estamos tomando todos cuidados para que a transferência se dê com toda tranquilidade", espera.