21/06/2010 - Esteio recebe ambulância Salvar/Samu 192

Esteio recebe ambulância Salvar/Samu 192

Governadora entrega 117 ambulâncias e  dez motoambulâncias para 147 municípios

A governadora Yeda Crusius, acompanhada do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão,  fez a entrega de 117 veículos, tipo ambulância de Suporte Básico, na manhã de hoje (21), no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto alegre. Esteio, que recebeu um veículo, foi um dos 147 municípios a serem beneficiados com o Programa Salvar/Samu. A solenidade contou com a presença do vereador Felipe Costella (PMDB), do chefe de gabinete da secretaria de Habitação do RS, Juvir Costella, além do secretário de Saúde de Esteio, José Silveira. Felipe Costella, que desde o ano passado estava empenhado em trazer o serviço para o município,  salientou a importância da chegada da ambulância para a qualificação da saúde. "A ambulância  vai incrementar as ações de Vigilância em Saúde, no controle e combate de endemias em Esteio", destaca. O secretário de Saúde, José silveira, garantiu que os serviços da Samu iniciam em dois meses.

Conforme informações do governo do estado, com a entrega das novas viaturas, a população atendida passará de 6,2 para 9,6 milhões de gaúchos cobertos pelo serviço de urgência, um incremento de quase 54% veículos. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde também receberam 23 caminhonetes pick-ups. Além disso, dez motolâncias recebidas do Ministério da Saúde foram distribuídas aos municípios de Canoas (dois veículos), Sapucaia do Sul, Taquara, Tramandaí, Rio Grande, Santa Rosa e Porto Alegre (três veículos). Além disso, Esteio recebeu um computador para o Programa Primeira Infância Melhor (PIM).

O programa: O Salvar/Samu é um programa desenvolvido através de ligação gratuita para o número 192 onde a pessoa que se encontra em situação de agravo à saúde, ou seja, risco de vida, solicita atendimento médico. A chamada é atendida por um médico regulador, que através de perguntas rápidas presume uma gravidade e dá uma resposta que pode ser prescrição de medicamentos, orientação, conselho ou envio de equipe. No Rio Grande do Sul, há Centrais de Regulação Estadual na Capital, na Serra (Caxias do Sul), Campanha (Bagé) e Litoral Sul (Pelotas) que prestam este atendimento.

Fonte: Governo do Estado

registrado em: