02/04/2012 - Poluição do ar é tema de reunião na Câmara de Vereadores de Esteio

Poluição do ar é tema de reunião na Câmara de Vereadores de Esteio

A pedido do vereador Jaime da Rosa, a Comissão de Saúde, através dos vereadores Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Leonardo Dahmer (PT) , se reuniu na tarde de quinta-feira (29) no Plenário da Câmara, comrepresentantes das empresas Alisul Alimentos S.A e Solae do Brasil. O encontro atende as reclamações dos moradores dos bairros Vila Osório e Três Portos ,quanto à poluição do ar na região, que segundo eles, estaria sendo provocada pela emissão de poluentes das empresas. Dentre as reclamações, há relatos de que a poluição se intensifica à noite e aos finais de semana. Conforme o representante da Alisul, Luiz Felipe Machado, a empresa vem cumprindo o acordo feito com o Ministério Público, que determinou prazoaté fevereiro de 2012 para a tomada de providências na redução de ruído e poluição. “Foi feito um enclausuramento do maquinário, e a fulingem hoje é recolhida de uma outra forma”, disse, complementando que a medida foi aprovada pelo Ministério Público. Na oportunidade ele convidou a Comissão de Saúde para uma visita à fábrica. Os moradores, segundo o vereador Jaime da Rosa, confirmaram a redução de ruídos na região, porém a poluição permanece.

Já o gerente de Segurança e Meio Ambiente da Planta da Solae João Henrique Rodrigues, disse que a empresa tem consciência da responsabilidade do controle e monitoramento dos resíduos emitidos, e que vem sendo adotadas medidas na busca de melhorias da qualidade do ar, em conjunto com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e outras grandes empresas da região. Quanto as denúncias de agravamento da poluição à noite e aos finais de semana, João Henrique afirma que não procedem, argumentando que a empresa trabalha sob valores éticos que não admitem esse tipo de comportamento. A afirmação foi reforçada por Samanta Medeiros, também representante da Solae, que apontou dados sobre as melhorias da qualidade do ar nos últimos anos. “De 2010 para 2011 houve uma redução de consumo de óleo combustível de 95% na fábrica, já que passamos a utilizar gás natural” disse. “A Solae atende todos os padrões de medição, com os registros de combustível consumido”, frizou.  João Henrique lamentou a ausência da Fepam. "Lamento que não esteja aqui um representante da Fepam, porque existe um trabalho sendo feito pela fundação do qual eu faço parte, sobre a qualidade do ar do Estado do Rio Grande do Sul, que visa a reestruturação das unidades de monitoramento do ar do estado”, disse, explicando que o projeto pretende realizar monitoramento contínuo em estações espalhadas pelo Estado e a publicação dos dados coletados a comunidade. O gerente também questionou a não participação de Empresas de Transporte na reunião. ““Foi feito uma análise das condições do ar, e foi verificado que Rio Grande , Canoas e Esteio são as regiões do Estado que tem a pior qualidade do ar, não só por fontes fixas como fontes móveis. Nós entendemos que as empresas de transporte tem uma contribuição significativa nas emissões”, falou. O assunto deverá ser retomado com a presença da Fepam, com a data ainda a ser agendada pela Câmara de Vereadores. A Comissão de Saúde também marcará uma visita nos próximos dias às dependências das empresas. A reunião contou com a presença do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Gilberto Timm e dos vereadores Luís Duarte (PTB) e Jane Battistello (PDT).
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156