02/10/2012 - Reunião sobre problema das enchentes foi cancelada

Devido a agenda da Defesa Civil de Esteio, a reunião que estava marcada para acontecer hoje(2), na Câmara de Vereadores foi cancelada. A iniciativa do encontro é da Comissão de Segurança Pública que pretendia conversar com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros sobre as medidas adotadas de auxílio às famílias atingidas pela última enchente - ocorrida entre os dias 15 e 20 de setembro. Um novo encontro deve ser agendado pelo presidente da Câmara, Felipe Costella. Os bairros mais atingidos foram o Ezequiel, Três Marias, Navegantes, São José, Jardim das Figueiras, Vila Nova e São Sebastião.
    Moradores da rua Bento Gonçalves, localizada no bairro São Sebastião, um dos mais atingidos, estiveram  na sessão de 25 de setembro para reclamar. Moradora há mais de 40 anos, Maria Cirlei de Souza, disse que a comunidade está inconformada por falta de apoio dos órgãos competentes: "Ninguém apareceu para nos auxiliar. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil informaram que não tinham equipamentos - barco - para resgatar os moradores. O apoio chegou apenas dos vizinhos", desabafa. A moradora do Condomínio Village, localizado na Bento Gonçalves, Josefa Oliveira, disse que perdeu todos os móveis e que a maioria de seus vizinhos está na mesma situação. Além disso, as  moradoras Marilete Vanzella Cogo e Fabiana Garrido, destacam que a comunidade precisa uma solução urgente do problema. Elas aproveitaram para solicitar a limpeza dos arroios Esteio e Sapucaia, bem como das bocas de lobo.

Enchente: O aumento dos níveis dos arroios Sapucaia e Esteio, em razão da chuva intermitente desde o final de semana (15/16 de setembro), causou o transbordamento dos arroios deixando, segundo a Defesa Civil, estragos  em cerca de 800 residências.
Ficaram desalojadas 450 pessoas, que foram instaladas em escolas e igrejas da cidade .Devido ao alagamento, a concessionária Aes Sul  havia cortado a energia de 3 mil moradores para conserto da rede elétrica.