05/07/2012 - Presidente da Câmara participa de anúncio de policiamento comunitário para Esteio

Projeto está tramitando nas Comissões Permanentes

Está tramitando na Câmara de Vereadores de Esteio a proposta para implementação do Projeto Piloto de Policiamento Comunitário em âmbito municipal. A ideia, conforme o secretário de Ações e Segurança Pública, Arno Leonhard, é a implantação de dois núcleos de policiamento comunitário e de um novo Território de Paz, no Bairro São José, bem como no Parque Primavera, onde já funciona o Território da Paz, financiado pelo Pronasci. Com a ação,  a cidade passará a ser a primeira da Região Metropolitana de Porto Alegre, e a quarta do Estado, a ter o projeto de integração entre polícia e comunidade, através do RS na Paz. O presidente da Câmara, Felipe Costella(PMDB), que participou do anúncio da implementação na Prefeitura na última quarta-feira, está comemorando a iniciativa. “É a forma de evitar e enfrentar a violência que assola, não somente o município, mas todo o país. A ação vai aproximar as polícias da comunidade”, destaca.

Conforme o Executivo, serão investidos R$ 150 mil para o projeto em Esteio, com expectativa de instalação em setembro. Os recursos serão utilizados na aquisição de duas viaturas e equipamentos de uso dos policiais, que receberão uma bolsa para alugar um imóvel no seu local de atuação.

O Território de Paz no bairro São José receberá recursos do Governo Estadual. A assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o Estado para a instalação será feita em data a ser confirmada. O RS na Paz é o Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania, que integra o trabalho de 13 secretarias estaduais, Banrisul e CEEE para prevenção e gestão da segurança.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156