16/04/2012 - Segue exposição fotográfica da Vila Navegantes na Câmara

Segue exposição fotográfica da Vila Navegantes na Câmara

Na manhã desta segunda-feira, 16, os alunos da quarta série da escola Eva Karnal Johann visitaram a exposição fotográfica “Minha Comunidade para recordar”, desenvolvida pelos próprios estudantes da escola, junto ao Programa Mais Educação, que está aberta à visitação no saguão da Câmara de Vereadores de Esteio.  Na oportunidade, os alunos aproveitaram para conhecer o presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), além dos vereadores  Leonardo Dahmer (PT) e Michele Pereira (PT).  À tarde, a Câmara também recebeu mais alunos para visitação.

As fotografias foram produzidas por cerca de cem alunos, entre 8 e 17 anos, sob a coordenação da oficineira Silvana Maia, e da professora comunitária Flávia de Oliveira Ribeiro,  nos Bairros Vila Nova, Navegantes e Loteamento Guterres. Conforme Guilherme Vargas Bobsin, 9 anos, a ideia foi de deixar registrado para que, futuramente, a comunidade possa saber como era seu bairro. "Vamos, em breve, sair da vila e gostaríamos que as pessoas não esquecessem de como era antes da obra Beira Arroio", diz.

Segundo a professora Flávia de Oliveira Ribeiro, o objetivo é manter viva a história dos moradores da Beira Arroio. “Com as obras de renaturalização do arroio, estes moradores serão remanejados, e embora muitos estejam na expectativa das novas moradias, há aqueles, sobretudo os mais antigos, que são bastante relutantes, pois tem amor pelo lugar onde vivem, apesar dos problemas enfrentados”, conta. “Fizemos este trabalho com bastante dedicação e acreditamos que  ele servirá como um registro histórico para o município”, complementou. A mostra de fotos permanece na Câmara de Vereadores até o dia 20 de abril, e pode ser visitada das 8h às 19h. (segunda a sexta-feira).

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156