Esteio: Destino dos jovens carentes do Abrigo Municipal é tema de reunião na Câmara de Vereadores

08/01/2013 - A Câmara de Vereadores se reuniu na tarde de hoje (8), no segundo andar do prédio do Legislativo, com a secretária de Assistência Social, Sueli Peres. Na pauta, o destino dos 22 jovens em situação de vulnerabilidade social, que têm entre dez e 18 anos, do Abrigo Municipal Construindo Novos Sonhos, localizado na Vila Olímpica, atingido por um incêndio na área administrativa, no último sábado, 5. O encontro foi agendado depois da visita dos vereadores Leonardo Dahmer(PT) e Leonardo Pascoal(PP) ao abrigo no início desta semana. Conforme a secretária, os jovens estão instalados, provisoriamente, na Escola Alberto Pasqualini, localizada no bairro São José. "Cinco crianças menores de dez anos foram encaminhados para a Associação dos Meninos de Esteio (AME), duas para casa de parentes e as demais foram abrigadas na escola. Entretanto, o alojamento na escola vem gerando reclamações dos moradores do Bairro São José ao gabinete do vereador Marcelo Kohlrausch Pereira (PDT). Para a secretária, a urgência para instalação dos desabrigados é que culminou naquele espaço. "A escola foi o local um pouco mais adequado que encontramos no momento, até que a prefeitura realize a reforma do abrigo ", ressalta. A titular da pasta também informou que, após levantamento de engenheiros e arquitetos, o local está condenado e sua reforma tem um custo de, aproximadamente, R$ 800 mil, mas que o Executivo não possui disponibilização financeira para a obra. Na oportunidade, os vereadores sugeriram a inclusão no Conselho Tutelar no processo. "O CT poderia fazer uma avaliação criteriosa das crianças que estão alojadas, visando a real necessidade de estar abrigada", disse o vereador Rafael Figliero (PTB). Também o vereador Leonardo Pascoal defendeu a necessidade de repensar a política de custo do serviço prestado pelo município e a viabilidade de buscar alternativas de parcerias. A vereadora Michele Pereira reforçou a parceria da Câmara de Vereadores em busca de alternativas para a resolução do problema. Além disso, os vereadores questionaram a qualificação dos servidores para desenvolver o trabalho junto aos adolescentes/jovens, que são dependentes químicos. Questionada pelo vereador Marcelo Kohlrausch, a secretária informou que o alojamento na escola deve encerrar em 18 de fevereiro, data que se inicia o Projeto Verão. Sueli Peres destacou, ainda, que a secretaria está buscando espaços para auxiliar na resolução deste problema. "AME seria um dos nosso parceiros, mais ainda não conseguimos contatar com a entidade", afirmou. Participaram também da reunião os vereadores Harri Zanoni (PSB), Jane Battistello (PDT), o presidente da Cãmara, Jaime da Rosa(PSB),Beatriz Lopes (PT) e Leonardo Dahmer(PT).

Mais fotos

Por Terezinha Bobsin.