Câmara de Esteio propõe estudo do IPH/Ufrgs para combater as enchentes

12/09/2013 - A Câmara de Esteio, através da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, promoveu encontro com responsáveis por obras e ações que pretendem conter as enchentes em Esteio. A reunião ocorreu na tarde de ontem (11), no Plenário do Legislativo, com representantes do Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), Executivo Municipal, Associação Comercial e Industrial de Serviços de Esteio (Acise), Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan), Empreendimentos Bolognesi Ltda, Sultepa, Toniolo Busnello. A ideia dos integrantes da comissão, formada pelos vereadores Marcelo Koulrausch (PDT), Leonardo Dahmer (PT) e Rafael Figliero (PTB), foi definir as ações que estão sendo adotadas pelas partes envolvidas, bem como trazer à tona informações que possam acelerar o andamento dos serviços ou obras.

Na oportunidade, o vereador Marcelo Kohlrausch solicitou a aplicação integral do estudo realizado pelo IPH/UFGRS (Instituto Pesquisas Hidrográficas). Segundo Marcelo, os apontamentos sugeridos pelos técnicos estão sendo pouco aproveitados: “As bacias de contenção não foram iniciadas, sendo que estas medidas são fundamentais para conter as enchente. Por outro lado, a parceria com a Refap e demais municípios, ganharam força somente depois do desastre. No entanto estas ações já foram apontadas desde 2006. A comissão vai permanecer em vigília para que estas ações não fiquem apenas no papel”, afirmou. O representante da Refap, engenheiro José Leandro Lima, disse que a estatal será parceira na busca de medidas indicadas como a criação de bacias de contenção na área de Canoas. De acordo com os engenheiros Adalberto Schen e Armindo Lopes Borstman, (DNIT), as obras da BR 448, estão 80 % concluídas e a previsão de inauguração é 20 de dezembro. Ainda, segundo eles, Esteio terá que adquirir bombas de recalque para uma futura estação de rebombeamento de água, diante do refluxo do Rio Dos Sinos, que acaba represando o escoamento dos arroios Esteio e Sapucaia. O custo estimado da bomba é de R$ 15 milhões.
Já o engenheiro Júlio Oliveira , representante da Bolognesi, empresa responsável pela construção da Beira Arroio, declarou que 50 % da obra está finalizada. A informação foi confirmada pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Bernadete Konzen, que acrescentou que a obra total será entregue em fevereiro de 2014. Questionada sobre a entrega das 142 residências do reassentamento a secretária informou que a previsão de entrega é em outubro de 2013. O presidente da Câmara Jaime da Rosa (PSB) sugeriu o envolvimento no debate de entidades a exemplo do Comitê Sinos e o Pró-Sinos. “Essas duas entidades são muito fortes na região e, certamente, podem contribuir nesse engajamento”, falou.
O vereador Leonardo Dahmer (PT) disse que a atuação da Metroplan é fundamental e reforçou a importância de ações conjuntas para que o debate seja efetivo e equilibrado, mas frisou que o assunto sobre as enchentes não é novo e ponderou que projetos dessa magnitude são de médio e longo prazo. “A solução não está só dentro de Esteio, embora a cidade esteja com uma série de obras em andamento. A questão não irá ser resolvida a menos que seja feito um estudo de trecho a trecho, o que exige uma articulação muito forte com os municípios vizinhos”, concluiu.
Além dos vereadores e convidados mencionados, participaram da reunião os vereadores: Beatriz Lopes (PT), Harri Zanoni (PSB), Michele Pereira (PT), Felipe Costella (PMDB), Leonardo Pascoal (PP) e o Secretário Municipal de Meio Ambiente Valmir Rodrigues.

Mais fotos

Câmara de Esteio propõe estudo do IPH/Ufrgs para combater as enchentes