Reunião vai debater ações preventivas contra enchentes

Foco é a várzea do Rio dos Sinos, localizada atrás do Parque Assis Brasil

12/11/2013 - A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, da Câmara de Vereadores de Esteio, realiza na terça-feira, 12, às 16 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, reunião com o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre(DNIT), Executivo, Ministério Público e Corsan onde será discutida a falta de limpeza das galerias, tubulações e o desassoreamento dos córregos na várzea do Rio dos Sinos, localizada atrás do Parque Assis Brasil. Além disso, ações como a desobstrução e o aumento da tubulação para uma melhor vazão da água junto a BR 116 também serão cobradas pelos vereadores em função da última enchente que atingiu grande parte da população esteinse. Para o presidente da Comissão, vereador Marcelo Kohlrausch(PDT), o maior problema de enchentes naquela área, que também atingiu empresas junto a BR 116 e o Parque Assis Brasil, são as galerias construídas na BR 448, que medem em torno de 2,5 metros, consideradas pequenas pelos técnicos consultados pelos Legislativo, para atender a demanda de água do Rio dos Sinos e do Arroio Sapucaia. "Subestimaram a capacidade de vazão do Arroio Esteio, nas duas saídas que temos dos Arroios Sapucaia e Arroio Esteio com a BR 448. O primeiro passa de forma correta por uma ponte, no entanto o Arroio Esteio passa por uma galeria de 2,5 m por 2,5 m, que é infinitamente menor a proporção de vazão necessária", disse. A comissão defende a construção de casas de bombas e diques auxiliares junto à nova rodovia. De acordo com Kohlrausch, será cobrada a devolução ao leito normal do córrego junto a BR 448, desviado pela Corsan, conforme determinação do Ministério Público. Para o encontro foi convidada a empresa Cimento Votoran, em função do córrego que passa nas dependências da empresa e desagua no rio.
Por Terezinha Bobsin.