Comissão de Saúde discute transporte escolar

21/11/2013 - Com o objetivo de discutir o transporte escolar porta a porta para alunos com necessidades especiais, a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, composta pelos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Michele Pereira (PT) e Harri Zanoni (PSB), realizou na tarde de terça-feira (19) reunião com representantes da APAE, Secretaria Municipal de Assistência Social, representantes da Associação de Transportadores Escolares. Segundo a diretora da APAE Tatiana Tanara, muitos alunos estão sem o transporte, desde que a instituição não teve mais recursos para manter a kombi que fazia a condução.

A diretora lembrou que a legislação garante o custeio do transporte para os alunos com baixa renda pelo poder público, mas que tecnicamente Esteio não é uma cidade acessível e que não dá alternativas nesse sentido. Ela disse ainda que o município chegou a fazer a adesão do programa “Viver Sem Limites”, do Governo Federal, mas teme que se percam os prazos para o envio do projeto. Os transportadores se disseram preocupados, pois não há equiparação necessária para transportar deficientes físicos e o custo para a adequação dos veículos seria, segundo eles, em torno de R$ 250 a R$ 300 mil. A Secretária Márcia Busatto disse que vai fazer um levantamento de quais os projetos estão em andamento para apresentar no próximo encontro. O vereador Leonardo Pascoal (PP) sugeriu a criação de um grupo de trabalho para discutir alternativas de como pensar uma nova política pública que possa atender essas demandas.  Participaram da reunião os vereadores Felipe costtela(PMDB), Harri Zanoni(PSB), Jaime da Rosa(PSB) e Beatriz Lopes(PT).
Por Terezinha Bobsin.