03/07/2014 - Esteio: Questionada a obra da UBS Tamandaré

O Vereador Leonardo Pascoal (PP) apresentou um requerimento na sessão de ontem (01) questionando o Executivo quanto à construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no Parque Tamandaré.Segundo o parlamentar, os trâmites com os contratos de implementação da obra estiveram em andamento desde 2008 sem início efetivo. “O Executivo recebeu um recurso de R$ 300 mil para a execução do projeto. O tempo passou e nada foi feito. Em virtude disso, tiveram que devolver a verba ao Ministério da Saúde. A comunidade continua à espera de um parecer”, disse. Em réplica, a vereadora Beatriz Lopes (PT) relatou que possuía maiores detalhes com relação ao andamento da causa. “Tive informações de que estão ocorrendo alguns diálogos com a associação de moradores do local, a fim de que se verifiquem espaços para uma possível locação e instalação do posto. Buscaremos maiores detalhes mas já existe um sinal por parte do governo para a implantação deste projeto.” Já o vereador Jaime da Rosa (PSB) salientou que em uma reunião do Orçamento Participativo realizada em 2012, foi informado às comunidades da Vila Osório e Três Portos que ambas estariam inseridas nos atendimentos de saúde da UBS Tamandaré. “A princípio questionamos sobre a construção de postos para estes respectivos bairros. Em resposta, ressaltaram não haver necessidade, em virtude da inclusão destas comunidades no Tamandaré, só que as obras nem sequer iniciaram, deixando estas comunidades desprovidas deste atendimento”, complementou o vereador. O vereador Leonardo Dahmer (PT) explicou que, por conta de um problema técnico de licitação, a obra não pôde ser iniciada. "Ocorreram alguns entraves que atrasaram a obra, mas estão buscando soluções para o projeto em conversas com a comunidade e a associação do bairro, ainda não há prazos mas o problema está sendo analisado. Esteio tem, ao todo 10 postos de saúde, sendo que dois foram inaugurados recentemente nas comunidades do Primavera e Cruzeiro, já é mais um passo no âmbito da saúde”, acrescentou. O requerimento foi protocolado e encaminhado ao executivo municipal.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156