05/08/2014 - Maternidade do Hospital São Camilo fecha para reforma a partir do dia 11

Maternidade do Hospital São Camilo fecha para reforma a partir do dia 11

A maternidade do Hospital São Camilo vai fechar para reforma a partir da próxima segunda-feira, 11. A informação é da diretora administrativa do hospital, Tatiana Dela Pase e do médico técnico da fundação, Marcelo Saldanha, durante reunião na Comissão de Saúde, integrada pelos vereadores Leonardo Pascoal(PP), Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT), na tarde de hoje (5), na Câmara Municipal. Na oportunidade, com a participação dos vereadores Beatriz Lopes (PT), Rafael Figliero (PTB) e Harri Zanoni (PSB), os representantes do hospital informaram que a reforma terá duração de três meses. “Estamos buscando estruturar o hospital da melhor maneira possível, mas para isso, necessitamos fazer intervenções no espaço físico, visando garantir um melhor atendimento às gestantes”, comentou Tatiana. Sobre como se dará os atendimentos enquanto a maternidade estiver fechada, questionado pela vereadora Beatriz Lopes, Saldanha explicou que o hospital disponibilizará uma operação de transporte que encaminhará as pacientes até o hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul.

Outra dúvida levantada pela vereadora Michele Pereira, foi com relação ao atendimento a parto de emergência. “Como se dará o atendimento em situações em que a gestante pode estar dando à luz e não ter como ser deslocada", questionou. O médico ressaltou que nestas situações, as pacientes seriam atendidas no setor de emergência da fundação. Já o presidente da Comissão, vereador Leonardo Pascoal perguntou sobre os veículos de transporte disponibilizados pelo São Camilo. “Neste aspecto, é importante saber se uma paciente que procurar pelo serviço, não correrá o risco de ficar sem o transporte”. Conforme a Diretora, está sendo encaminhada uma licitação para a aquisição de um novo veículo e enquanto isso, a instituição conta com a locação de uma ambulância, além de também contarem com o auxílio da Samu. Os representantes se colocaram à disposição da Comissão de saúde, para maiores esclarecimentos e os vereadores estarão acompanhando o andamento dos trâmites.
Por Aline Santos - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156