06/08/2014 - Vila Bom Jesus sofre com falta de limpeza nas fossas

Vila Bom Jesus sofre com falta de limpeza nas fossas
Comissão de Urbanização vai chamar Corsan para explicar falta do serviço

A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, integrada pelos vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT), Harri Zanoni (PSB) e Rafael Figliero(PTB), vai se reunir na próxima terça-feira, 12, às 17 horas, com a Corsan. A pauta será o serviço de limpeza e de manutenção das fossas, na Vila Bom Jesus, área que está prestes a ser regularizada pelo Executivo. A medida foi adotada ontem (56), durante reunião com o secretário de Obras, José Luiz da Silva,com a presença do presidente, Leonardo Dahmer(PT) e o presidente da Coopertativa da Vila Bom Jesus, Jaime Borba, na Câmara Municipal. Conforme Silva, o serviço de limpeza estava sendo realizado pela prefeitura em benefício dos moradores, mas a obrigação é da estatal. O secretário destacou, ainda, que a falta de um veículo adequado para o transporte dos resíduos de esgotamento sanitário e de local para depósito, que antes era feito em Sapucaia do Sul, bem como uma determinação da estatal, fez com que os serviços fossem paralisados. "Não temos capacidade técnica para a realização do serviço. Pelo contrato, a obrigação legal é da Corsan. Mas, a ideia era colaborar com a comunidade. Queríamos evitar que as pessoas do bairro ficassem expostas a doenças devido à falta de limpeza”, explicou o secretário. De acordo com o presidente da Comissão, Marcelo Kohlrausch, a intenção é encontrar uma solução junto à Corsan. O morador também questionou sobre a regularização da Bom Jesus e a data de início das obras de infraestrutura da vila. "Estamos aguardando a data informada pela prefeitura", disse. Entretanto, conforme o secretário, mesmo com o projeto aprovado pela Câmara de Vereadores, no valor de R$ 357 mil, que prevê pavimentação, drenagem, acessibilidade e sinalização no loteamento, ainda é necessário aguardar o processo licitatório, que se dará somente após o período eleitoral. "As obras devem começar somente no início de 2015", frisou.

Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156