10/04/2014 - Vereadores aprovam Frente Parlamentar pela implantação da Univales

 Vereadores aprovam Frente Parlamentar pela implantação da Univales

 

A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na terça-feira, 8, por unanimidade, a criação da Frente Parlamentar em defesa da Universidade Federal dos Vales (Univales) . De iniciativa dos vereadores Beatriz Lopes(PT) e Leonardo Pascoal(PP), a proposta visa fomentar a implantação da Univales, através de estudos e ações do Legislativo, bem como do Executivo. A frente parlamentar será responsável por organizar audiências, seminários e demais encontros com especialistas, no intuito de buscar subsídios para o desenvolvimento de iniciativas que tragam a instituição federal para a região.

Segundo os vereadores proponentes, a intenção é de mobilizar toda a sociedade esteiense, envolvendo todas entidades, a exemplo da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio, (Acise), Câmara de dirigentes Lojistas (CDL), e pleitear junto ao Ministério da Educação a consolidação da Univales na região. "A Fundação Liberato, de Novo Hamburgo, que tem 21 hectares de área livre, está apta a receber a universidade", anunciou Pascoal.
 Já a vereadora proponente, Beatriz Lopes, observou a importância deste debate e da mobilização para que Esteio também possa receber um campis. "É importantes estar à frente deste debate", comentou. A vereadora lembrou, ainda, que Esteio está apto para receber a Universidade Aberta do Brasil.  Também o presidente da Câmara, Leonardo Dahmer(PT), favorável à iniciativa, informou que nas reuniões semanais do Sindicato dos Sapateiros também levantada a possibilidade de as cidades da região receberem cursos, através da descentralização do campus, ou seja, "campis". Dahmer destacou, ainda que, em maio, será realizada audiência pública sobre o assunto na Assembleia Legislativa. O vereador Jaime da Rosa (PSB), disse que a proposta foi discutida no Comitê Parlamentar das Ações do PróSinos.
A frente se consolidará por intermédio de votação, elegendo um presidente e um secretário para a coordenação das ações. 
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156