10/07/2014 - Projeto de liberação de recursos para criação da Central Pop pode ser votado em urgência

A Comissão de Finanças e Orçamento, constituída pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Pascoal (PP) e Felipe Costella (PMDB), além do presidente da Câmara, Leonardo Dahmer (PT), recebeu na tarde de hoje (10), as representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Alice Ritter e Michele Borges. Na pauta o pedido dê inclusão na ordem do dia, em regime de urgência, do projeto de lei que autoriza liberação de recursos para a criação do Centro Pop, uma casa de passagem para moradores de rua, onde poderão contar com serviços de higiene e alimentação. Segundo as representantes, o Centro Pop está em processo de locação e necessita da aprovação do projeto para que o recurso seja liberado e destinado ao pagamento do aluguel, contrato para higiene de roupas e toalhas, alimentação, entre outros. A coordenadora, Michele Borges, explicou que, o Creas atende população de rua; pessoas em situação de vulnerabilidade social e violência familiar. “Hoje, estão em atendimento 100 moradores de rua, alguns que nos procuraram e outros que aceitaram nossa ajuda”. O vereador Jaime da Rosa,salientou a necessidade de realização de trabalho para retirá-los da rua. Mas, segundo a coordenadora Michele, esse trabalho já é realizado, pois procuram informar-se sobre os familiares do morador de rua, tentam contato e o encaminham também para tratamento de saúde, quando necessário. Uma campanha de conscientização e orientação para a população, foi sugerida pelo vereador Felipe Costella, para que as pessoas, ao serem abordadas por moradores de rua que pedem esmolas, os orientem a procurar o Centro Pop. A diretora Alice Ritter, expôs a importância do Centro Pop para o Município. “Ficamos felizes em poder começar o serviço, temos esperança que agora com tudo mais organizado, podemos atender mais pessoas”, comentou. O projeto de lei deve ser votado na sessão de hoje à noite, ás 18 horas, em regime de urgência.
Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156