27/11/2014 - Relatório de Gestão Municipal de saúde é debatido na audiência pública da Comissão de Saúde

Na tarde de hoje (25), a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, composta pelos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Michele Pereira (PT) e Jaime da Rosa (PSB), além do vereador Harri Zanoni (PSB), reuniu-se com a secretária da Saúde, Ana Paula Macedo. Na pauta, o relatório de Gestão Municipal de saúde, com relação à utilização dos recursos do SUS, referente ao segundo quadrimestre de 2014. Na oportunidade, o presidente da Comissão, Leonardo Pascoal Pascoal , indagou sobre o planejamento da administração para evitar que ocorra falta de médicos nas unidades básicas no período de férias, entre outros questionamentos. Conforme a secretária da Saúde, no segundo quadrimestre, houve um investimento de 19,9% em saúde, no total do orçamento do Município, sendo que  a porcentagem mínima de aplicação  é 15%.  Além disso, a secretária anunciou que duas ambulâncias e três vans devem chegar no início de dezembro.
    Questionada, Macedo explicou ainda sobre a lista de espera para marcação de exames e consultas e a reformulação na central de marcações. "Existem duas listas de espera: uma prioridade e a normal. Mas acaba sendo atendido último da normal e da prioridade ainda está em andamento, devido a falta de médico para fazer as avaliações e a regulação. Para sanar o problema, já estamos nomeando um médico para atender esta demanda", explica.  Com estas alterações, a secretária pretende que sejam resolvidas questões da fila de espera, bem como a duplicidade de registros de pacientes.  "Serão revisadas todas as pastas", alegou.
      A secretária relatou, também, que duas especialidades - otorrinolaringologia e urologia -  estão sendo pactuadas junto ao Estado para o Hospital São Camilo, tornando-o  referência regional.   “Como os médicos estão disponíveis, estamos pactuando em nível regional para que seja estendido a outros municípios. Com a medida, o hospital  passa a receber o repasse de recursos destas cidades”, explicou.
     Leonardo Pascoal, lembrou do incentivo  dos exames de próstata, através da campanha “Novembro Azul”, porém, recebeu reclamações de um paciente que, estava com um encaminhamento desde o mês de maio para fazer um procedimento, e até hoje não foi chamado. “A pessoa acaba desmotivada, pois na televisão, no rádio e em vários lugares vemos propagandas do Novembro Azul e o incentivo de procurar e fazer os exames, e quando chega lá, não consegue realizar o procedimento”, comentou o vereador. A secretária explicou que, recentemente conseguiram ampliar o número de biopsias de mama e de próstata e, entre novembro e dezembro, haverá um mutirão de exames clínicos.
        Já o vereador Jaime, questionou em relação aos moradores que precisam deslocar-se até o outro lado da cidade para consultar ou realizar exames, problema levantado em outra reunião com a secretaria de Saúde. A secretária  informou  que até janeiro ou fevereiro, mais um ponto de coleta será instalado no centro da cidade, para facilitar o acesso à estas pessoas. Para acelerar, segundo Macedo, a intenção nos próximos meses é que o paciente consulte em uma unidade básica de saúde – UBS – e saia de lá com o exame autorizado para laboratório, com resultados online direto para a UBS.
         A vereadora Michele Pereira  destacou que tem recebido reclamação  da UBS Planalto sobre as retiradas das fichas para atendimento, que são distribuídas por região e um número muito restrito. "Caso o médico da região entre de férias, o paciente terá que aguardar o retorno. A secretária explicou que já está sabendo do problema e que medidas estão sendo tomadas para melhorar a situação. "Além dos médicos por região, agora, na sexta-feira, tem mais um médico que atende qualquer paciente. Também foi aberto  processo seletivo para contratar mais um médico e um enfermeiro, porém, a demanda é muito grande, e precisa ser implantada ainda, mais uma equipe de saúde da família nesse local, além das três que já possui", alegou.
        A vereadora também questionou sobre as academias de saúde, que teriam que estar com as obras concluídas até dezembro. Sobre o problema, a secretária explicou que esteve em Brasília para tratar sobre o recurso para as academias e para a UPA. “Conseguimos adiar o prazo das obras para nove meses, pois o atraso se de devido às chuvas', concluiu.
Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156