26/02/2015 - Comissões: Secretária de Educação esclarece situação do Programa Mais Educação

Comissões: Secretária de Educação esclarece situação do Programa Mais Educação

Oficinas do programa financiado pelo governo federal ainda não começaram; atividades devem reiniciar com envio de verba

A Secretária Municipal de Educação e Esporte, Carla Escosteguy, acompanhada pelo assessor do programa Mais Educação, Tiago Pavinato Klein,esteve presente à reunião da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, composta pelos vereadores Beatriz Lopes (PT), Rafael Figliero (PTB) e Leonardo Pascoal (PP), realizada na tarde desta terça-feira, dia 24. O motivo da visita foi esclarecer aos parlamentares sobre o reinício do programa Mais Educação neste ano. Segundo a  secretária,  o programa não tem data para começar, uma vez que os recursos vindos do governo federal ainda não foram liberados.  Escosteguy disse, inclusive, que nenhuma escola do Brasil recebeu a verba.

Klein explicou que escolas de outras cidades que deram início às atividades do Mais Educação o fizeram, provavelmente, com recursos de 2014. Ele frisou que as três escolas de tempo integral, Alberto Pasqualini, Paulo Freire e Trindade, já iniciaram as aulas, porém, com professores remanejados da rede municipal de ensino. Foi ressaltado pelos integrantes da secretaria que a opção por não iniciar as aulas com verbas antigas se deu para que os alunos não fossem prejudicados, evitando que as aulas sejam suspensas no decorrer do ano letivo.
O programa Mais Educação foi criado em 2007 e regulamentado em 2010 pelo governo federal e visa induzir o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola. Segundo o Ministério da Educação (MEC), “as escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica”.

Por Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156