14/04/2015 Urbanização: Esgotamento sanitário da Vila Bom Jesus é pauta na reunião na Câmara de Esteio

A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, composta pelos vereadores Marcelo Kohlrausch (PDT), Harri Zanoni (PSB) e Leonardo Dahmer (PT), além dos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Pascoal (PP) e Beatriz Lopes (PT), recebeu na tarde de ontem(14), no prédio do Legislativo, o novo representante da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Luciano Brandão. No encontro, com a presença  do Secretário de Obras, José Luiz da Silva, e também os  moradores da Vila Bom Jesus, Jaime Silveira e João Laranjeiras, foi discutida a situação do esgotamento sanitário do bairro, problema que vem se arrastando há vários anos e que já foi pauta de diversas reuniões na Câmara de Vereadores.

Segundo o secretário de obras, foi feita uma proposta, onde a Corsan entraria com material e a prefeitura com mão de obra e máquinas para a realização das obras de infraestrutura no local. Porém, a Corsan não conseguiu o material suficiente, e não houve acordo e nem resposta para o problema. A Corsan disponibilizou um local em Canoas para o depósito dos resíduos, mas, os caminhões que fariam o transporte não possuem autorização para trafegar. “É uma questão de transporte e logística, sem equipamento adequado”, explicou.

Brandão, que assumiu o cargo recentemente, disse saber dos problemas da Bom Jesus, e que inclusive foi conhecer o local. Segundo ele, a Corsan realizou grandes investimentos em saneamento básico no Município, e irá buscar informações da tratativa, que não aconteceu, para tentar trazer uma solução para o problema ou ao menos uma resposta.  “A comunidade necessita de retorno urgente”, explicou Kohlrausch.

Segundo Silva, a prefeitura vai realizar a implantação do esgoto pluvial, e o esgoto da Corsan cloacal será separado. Desta forma, não precisará de fossa e filtro. O vereador Jaime da Rosa sugeriu que seja feito um trabalho de conscientização com a comunidade.  “Apesar do problema nessa localidade, o município tem 80% de esgotamento sanitário, logo esse percentual poderá aumentar ainda mais”, explicou o secretário.

Na oportunidade, o vereador Leonardo Dahmer, também explicou que, em alguns pontos da cidade, a rede coletora tem seis metros de profundidade em obras que poderão ser concluídas em breve. “Temos que rever o cronograma dessa rede, antes que essas obras sejam concluídas, caso contrário, poderá estragar três obras”, concluiu. Uma nova reunião foi agendada para o dia 28 de abril, às 16 horas, no prédio da Câmara de Vereadores, onde o representante da Corsan comprometeu-se em trazer respostas para as demandas.

Por Andressa Michels

Edição: Terezinha Bobsin (Reg prof MTb 7156)