Câmara aprova moção de repúdio ao prefeito de Bagé

Documento de autoria de Sandro Severo (PSB) rejeita atitude do político em caso de corridas de cães da raça galgo, mostrado em matéria exibida na Rede Globo.

20/01/2021 – Durante a sessão de terça-feira (19), a Câmara de Esteio aprovou, por unanimidade, moção de repúdio ao prefeito de Bagé, Divaldo Vieira Lara (PTB). O documento se refere à suposta omissão do líder do Poder Executivo da cidade gaúcha, localizada próxima à fronteira com o Uruguai, em tomar medidas legais para a proibição da corrida de cães da raça galgo.

A moção foi apresentada por Sandro Severo (PSB) após reportagem exibida, no último domingo (17), pelo programa Fantástico, da Rede Globo, que flagou maus-tratos aos animais nas competições. O parlamentar afirma em sua justificativa à proposição que tais competições seriam realizadas com apoio de políticos locais. Segundo o vereador, Bagé teria investido R$ 250 mil na construção de um salão para criadores da raça, que há anos abrigaria as corridas.

O parlamentar ainda cita relatório da ONG americana The Humane Society of The United States onde é afirmado que os galgos daquele país viveriam a maior parte da vida confinados em gaiolas e receberiam injeções de anabolizantes. Sandro ressalta que em tais competições, no Brasil, os animais seriam vítimas de atos de crueldade, como o sacrifício de cachorros que não sejam rápidos o suficiente. “Apesar dos galgueiros afirmarem que os cães que participam de tais corridas serem bem tratados, sabe-se que nos bastidores esses animais sofrem os mais diversos tipos de crueldade”, declarou.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

Câmara aprova moção de repúdio ao prefeito de Bagé 2.JPG

#paracegover: banner azul, com foto do plenário da Câmara no fundo, logo da Câmara Municipal de Esteio e legenda "Legislativo rejeita atitude de político de cidade do sudoeste gaúcho em caso de maus-tratos a animais" e foto do vereador Sandro Severo durante sessão.