Câmara de Esteio celebra Dia Nacional da Consciência Negra em sessão solene

A cerimonialista Mônica Marins, interpretou, à capela, a canção de Clara Nunes, O Canto das Três Raças, arrancando aplausos da plateia.

por Assessora de Imprensa - Terezinha Bobsin (MTb/RS 7156)

24/11/2023 -  Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra - comemorado em 20 de novembro - ,  a Câmara Municipal de Esteio realizou na noite de ontem (23),  sessão solene alusiva à data, por iniciativa do presidente, vereador Cristiano Coutinho (MDB). Na oportunidade, com a Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer lotada,  receberam uma distinção do Legislativo, 14 pessoas que se destacaram no município, ao longo deste ano,  na busca por uma sociedade mais justa e igualitária. 

Na sua fala,  o presidente ressaltou ser  um momento significativo em que se celebra a riqueza da cultura afrodescendente e se reflete sobre a trajetória marcante na  comunidade. "Ao reconhecer este dia, legitimamos também a importância de combater o racismo em todas as suas formas. Devemos nos unir para construir uma sociedade que promova a igualdade, respeitando e valorizando a diversidade que nos fortalece como povo. Nossa história é entrelaçada com contribuições inestimáveis de líderes negros que moldaram e enriqueceram nossa nação. Hoje, celebramos suas realizações e nos inspiramos em suas jornadas notáveis", disse. Para Coutinho, é preciso ser agentes de mudança, promovendo o respeito mútuo e a compreensão. "É um compromisso coletivo com o futuro, uma responsabilidade compartilhada de construir uma comunidade inclusiva e justa. Ao olharmos para frente, que este Dia da Consciência Negra seja um lembrete constante de nossa capacidade de construir um futuro mais igualitário. Juntos, podemos superar desafios, eliminando barreiras e construindo pontes para uma sociedade mais justa e harmoniosa", defendeu. 

Durante a solenidade, que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Felipe Costella, a cerimonialista Mônica Marins, interpretou, à capela, a canção de Clara Nunes, O Canto das Três Raças, arrancando aplausos da plateia. Também receberam um destaque da Câmara, a servidora do Legislativo Tais Mota, a cerimonialista Mônica Marins e a presidente do Unir Raças, Odete Diogo. 

Zumbi dos Palmares: O Dia da Consciência Negra relembra a história e luta de Zumbi dos Palmares,  resgatando a memória e a importância da cultura afro em todo o país.  Zumbi dos Palmares é um dos grandes nomes da história do Brasil. Ele foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior e mais longevo quilombo da história brasileira. Zumbi assumiu a liderança do quilombo, em 1678, e resistiu, durante quase 20 anos, contra as investidas dos portugueses. Foi morto após ter seu esconderijo denunciado, no dia 20 de novembro de 1695. Zumbi é, atualmente, um dos grandes símbolos da luta dos negros e dos africanos contra a escravidão no Brasil. Sua memória também é utilizada, nos dias de hoje, como símbolo de luta dos negros contra o racismo.

Confira os homenageados deste ano, indicados pelos vereadores, Executivo e bancadas: 

Renan Carvalho Fagundes; Gilmar da Silva Rosa; Paulo Vinícius Feijó; Ricardo Alves Soares; Valdir Custódio de Freitas; Manoel Pedro Rodrigues; Agobar do Amaral Pinto; Jonatham Luciano Vaz Pinto; Jorge Ferreira; Jônatans Ribeiro Fagundes; Flávia Giovana Ferreira Pereira; Gustavo Henrique Nunes; Marcelo Otávio da Silva; Josiane Machado.