Câmara economizou quase R$ 3 milhões desde 2021

Por meio de medidas de redução de despesas, vereadores da atual legislatura devolveram R$ 2,735 milhões em recursos para os cofres municipais nos últimos três anos

16/01/2024 - Promover investimentos em saúde, iluminação pública, pavimentação asfáltica e ajudar no pagamento de despesas do Poder Executivo. Com esse objetivo, a atual legislatura da Câmara de Esteio, entre os anos 2021 e 2023, já devolveu R$ 2,735 milhões em recursos à administração municipal.

A primeira devolução da atual legislatura ocorreu em 2021, durante a presidência da vereadora Fernanda Fernandes (PP), quando foram economizados R$ 1,3 milhão. O recurso foi devolvido com a sugestão de investimentos em modernização da iluminação pública, pavimentação asfáltica e melhorias nas estruturas dos bairros Liberdade e São Sebastião. Já em 2022, na presidência de Marcelo Kohlrausch (PSB), foram devolvidos R$ 724 mil para auxiliar o executivo em suas despesas.

Na presidência de Cristiano Coutinho (MDB), em 2023, R$ 711 mil retornaram aos cofres da administração municipal. Investimentos na área da saúde, para o auxílio do pagamento do piso dos profissionais de enfermagem foram os destinos sugeridos para o recurso. Também foram indicados auxílios financeiros para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio com a verba.

Os recursos do Poder Legislativo provêm de repasses que o Poder Executivo faz e quando o valor não é gasto, por lei, a Câmara é obrigada a devolver o montante. No entanto, cada Câmara Municipal tem total autonomia de investir todo o valor em melhorias na Casa Legislativa, caso julgue necessário. Apesar de os recursos devolvidos não terem a obrigatoriedade de serem investimentos nas áreas sugeridas pelos presidentes, a prática é uma tradição em Esteio.

Sobre a economia promovida pelo Legislativo, Cristiano Coutinho (MDB), atual presidente da Câmara, afirma que há sempre uma busca pela eficiência.  “Ao assumir a presidência, em 2023, defini como meta fazer uma economia eficiente, na qual o Poder Legislativo tenha todos os meios para desempenhar da melhor forma o seu papel e tenha a maior responsabilidade possível com os gastos”, afirmou.

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio