Campanha Banco Vermelho é inaugurada na Câmara Municipal

Iniciativa reuniu entidades e lideranças locais para conscientizar sobre a violência contra a mulher

27/08/2025 - Na tarde desta quarta-feira (27), a Câmara Municipal de Esteio recebeu a inauguração do Banco Vermelho, símbolo internacional de enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio. A ação foi resultado da parceria entre a Embaixada dos Bancos Vermelhos, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Esteio, o movimento Mães da Periferia e o Fórum Unificado de Mulheres.

A cerimônia foi conduzida pela vereadora Protetora Dalen de Oliveira (PSB), procuradora especial da Mulher no Legislativo, "Essa ação é de muita emoção e responsabilidade, porque nós temos que combater a violência diariamente", explicou. A parlamentar ainda complementou sua fala com um agradecimento. "Gostaria de deixar meu muito obrigada para todos os presente, bem como agradecer ao presidente Fernando Luz, por ter aberto as portas da Câmara para receber essa campanha, e à Denise, embaixadora dos Bancos Vermelhos, por conseguirmos tirar do papel tão rápido essa ideia".

Representando o movimento Mães da Periferia e o Fórum Unificado das Mulheres, Janaina Santos ressaltou a importância de ações permanentes no enfrentamento à violência de gênero. "É importante que tenhamos diariamente políticas efetivas de combate à violência. Vamos aproveitar que o banco foi inaugurado aqui na Câmara a e pedir que os vereadores escutem e sejam sensíveis a qualquer movimento que seja pela vida das mulheres, seja como projeto de lei, seja como campanha" afirmou.

A embaixadora dos Bancos Vermelhos, Denise Argemi, compartilhou a origem da iniciativa, que nasceu na Itália em 2016 e hoje está presente em diversos países, como Estados Unidos, Espanha, Áustria, Mongólia, Austrália, Ucrânia e Argentina. O projeto foi inspirado na intervenção artística Zapatos Rojos (Sapatos Vermelhos), criada pela arquiteta Elina Chauvet em 2009, no México, em memória às vítimas da violência.

"O Banco Vermelho é simples, de baixo custo, mas de muito impacto, pois representa um espaço de reflexão. Além disso, traz números de contato com serviços de segurança, para que qualquer pessoa saiba o que fazer em casos de violência contra a mulher" destacou Denise.

Também estiveram presentes no evento representantes da Brigada Militar e da Polícia Civil.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio