Ciclone: Comissão de Transporte orienta moradores sobre benefícios para casas danificadas

Moradores procuraram os vereadores da Comissão na tarde de hoje(27) em busca de informações

27/06/2023 -  Moradores que  tiveram suas casas destruídas ou danificadas durante o ciclone extratropical no último dia 16,  receberam orientação dos vereadores da  Comissão de Transporte,  Habitação e Urbanização,  tarde de hoje(27). Eles estiveram em busca informações sobre serviços oferecidos pelo município para este problema. É o caso do morador do bairro São José, Josué da Silva, o Gauchinho, que ficou desalojado, já que a casa ficou totalmente destruída.

Na oportunidade, os vereadores integrantes da Comissão, Fernanda Fernandes (PP), Gilmar Rinaldi (PT) e Derli Scienza(PP),  com a presença do presidente da Câmara, Cristiano Coutinho, do vice-presidente, Francisco Alves, e do vereador Marcelo Kohlrausch (PSB), destacaram o programa Renda Certa, que vai oferecer auxílio emergencial de R$ 1 mil, em parcela única, a famílias com renda de até dois salários-mínimos afetadas pelo ciclone e o  "Programa Recupera", que tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito de até R$ 5 mil para pessoas físicas e de até R$ 15 mil para pessoas jurídicas. Os benefícios, segundo a presidente da Comissão, Fernanda Fernandes, devem buscados junto à Secretaria de Urbanismo e Habitação, no prédio da Prefeitura Municipal. "Esta Comissão tem obrigação de estar atenta e informar onde os moradores devem buscar os benefícios, que serão analisados pela Assistência Social. Não deve ser gerada expectativa, mas assim que solicitar, o cadastro estará feito na secretaria. Estamos encaminhando para os órgãos certos", disse.

Os vereadores ainda ressaltaram que há um programa do governo federal que disponibiliza verba para os municípios atingidos pelas enchentes e que decretaram estado de calamidade pública. Também destacaram o  Saque Calamidade do FGTS, uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS, no valor de até R$ 6,2 mil, por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência.

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa