Comissão de Educação reúne-se com membros da SME

Na pauta estiveram questionamentos quanto à seleção e divulgação de vagas para Educação Municipal de Ensino Infantil.

25/09/2020 - Na manhã desta quinta-feira (24), a comissão de Educação, Cultura, Menor e Desporto, integrada pelos vereadores Euclides Castro (PP), Assis Brasil (PT) e Rute Pereira (MDB), reuniu-se com membros da Secretaria Municipal de Educação, na sede do órgão. O objetivo do encontro foi elucidar questões trazidas pela comunidade, através do Sisme (Sindicato dos Servidores do Município de Esteio), sobre os processos de seleção de vagas para as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Os parlamentares foram recebidos pelo Secretário Municipal de Educação acompanhado de membros do corpo técnico pedagógico da pasta aos quais relataram os apontamentos a serem esclarecidos.

Na ocasião, a coordenadora da Central de Matrículas, Janice Izabel de Oliveira,  explicou com detalhes os modos de funcionamento da seleção, salientando que a análise para a contemplação é feita por uma comissão permanente formada por representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), Conselho Tutelar, Câmara de Vereadores, Assistência Social e pelo Conselho Municipal de Educação, mas que devido à situação de pandemia e a consequente suspensão das atividades administrativas via decretos, não chegou a ser gerada portaria para a recomposição da comissão. Como consequência, a lista das crianças selecionadas não pôde ser divulgada. “Foi feita via sistema interno a inserção dos alunos, através de uma lista de reserva de vagas, mas a lista de selecionados não foi divulgada devido à suspensão de atividades administrativas”, pontuou, enfatizando que o senso escolar só divulga os nomes dos alunos matriculados e que as matrículas só podem ser efetivadas mediante assinatura dos pais ou responsáveis. A coordenadora ressaltou ainda que as análises estavam todas em andamento para posteriormente serem repassadas para a comissão, e que, de acordo com a pré-análise realizada, todas as crianças devidamente inscritas serão contempladas tão logo as atividades retornem.

Já a coordenadora de Educação Infantil, Roseane Sfoggia Sochacki,  fez a apresentação dos modelos de atividades remotas e à distância oferecidas também para a Educação Infantil, com trabalhos de aproximação e manutenção de vínculo, por meios digitais, salientando os impactos sofridos com o cenário atual, os desafios e os esforços das educadoras envolvidas para recriar novos modos de interação e aprendizagem neste novo contexto.

Sobre os alunos em situação de vulnerabilidade social, o titular da pasta,  Wagner dos Santos Chagas disse que a Secretaria tem fornecido a alunos matriculados mais de quatro mil cestas básicas mensalmente para  famílias nestas condições.

Também participaram da reunião, a diretora administrativa, Cláudia Kereski Ruschel e a diretora pedagógia Fábia Silva.

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio