Corsan vai avaliar casos de aumento excessivo nas contas de água

Casos chegam a R$ 3,8 mil.

24/02/2023 - O aumento na conta de água foi alvo de reclamação de consumidores durante a reunião de ontem(23), realizada pela Comissão de Transporte, Urbanização e Habitação, na Câmara MUnicipal de Esteio. Com a presença de representantes da Corsan, Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Esteio, os vereadores Fernanda Fernandes (PP), Leo Dahmer (PT), Gilmar Rinaldi (PT), Luciano Battistello (MDB), Sandro Severo (PSB) e Fernando Luz (PTB),  ouviram relatos de aumentos na taxa que chegam até R$ 3,8 mil. Para o vereador Gilmar Rinaldi, que trouxe o tema à Comissão, a preocupação iniciou em dezembro do ano passado, quando as contas chegaram a 300% de aumento. "Sabemos que com a contratação do esgoto houve um aumento de até 70% nas contas, porém ocorreram elevações após a troca dos funcionários, terceirizados, que passaram a fazer a leitura dos hidrômetros. Contas que eram R$ 100,00 passaram para R$ 700,00. Muitas famílias recebem salário mínimo e não conseguem pagar o valor e a conta seria cortada", destacou.

De acordo com a moradora Eronilda Dermann, a conta de janeiro chegou a R$ 1,1 mil. "Antes a conta não passava de R$ 131,00 e um ano depois passou para este valor. Os aumentos abusivos começaram depois de instalada a rede cloacal. Não encontramos vazamentos ou qualquer outra situação que justifique este valor. Os dados do consumo, geralmente, mal aparecem na conta. Estão embassados. Marcar com a Corsan também está bem complicado porque não temos muito tempo", relatou. Também a moradora do bairro São José, Suely Pires, que usa pouca água, passou de R$ 50,00 para R$ 200,00. Sou pensionista e não consigo pagar. Depois que colocaram o novo relógio e o esgoto o valor triplicou. Relatado à Corsan, informaram que se não pagar, o serviço vai ser cortado", disse.

Segundo o representante da Agergs, Ricardo Pereira da Silva, os consumidores devem primeiro procurar os canais da Corsan e caso não se sentirem atendidos pela empresa, devem procurar a agência. "Ao entrar em contato com a Agergs já suspende a cobrança até uma decisão final da agência. Isso vale para todos os casos recuperação de consumo, multas, entre outros ", informou. Conforme ele, as reclamações podem ser feitas através do site www.agergs.gov.br ou pela ouvidoria 0800 979 0066. Silva informou, ainda, que há um contrato que normatiza os serviços e relacionamento dos clientes com a Corsan e que o Inmetro determina a avaliação do hidrômetro em caso de dúvidas de funcionamento. "Todos os fatos relatados estão na normativa número 66/2022. O hidrômetro pode ser revisado, por exemplo, mas antes verificando se não há vazamento. A Corsan também precisa dar desconto se o consumo passar da média de 100% na média de consumo dependendo se o vazamento é aparente ou não. Se o consumo seguir elevado, a Corsan pode cobrar novamente", orientou.

A Corsan, através do representante Carlos Feoli, informa que concede desconto onde estiver ocorrendo o vazamento e que os usuários  podem baixar o  aplicativo ou utilizar o agendamento. "Em casos de vazamento, o desconto é de 50% ou 80% no excesso da conta. A Corsan contratou uma empresa terceirizada  a leitura dos hidrômetros em setembro de 2021 e nos admiramos com os relatos. Conceder a aferiação dos medidores também é uma medida que pode ser solicitada pelo consumidor que se sentir lesado", falou. Feoli ainda reforça que o consumidor pode procurar os canais para reclamações. A empresa estatal se comprometeu avaliar os casos de cada relato que chegaram à Comissão e aos vereadores.

Também foram relatados casos de soleira negativa, quando a casa é mais baixa que a rua, em função do esgoto cloacal. Segundo Rodolfo Fuchs, a Agergs tomou a decisão de suspender temporariamente a cobrança dos usuários cadastrados que tem soleira negativa. "É um problema generalizado e a Corsan, junto a Agergs, está construindo uma alternativa para esses casos", disse.

Canais de comunicação:

Agergs -  site www.agergs.gov.br ou pela ouvidoria 0800 979 0066

Normativa 66/2022 - https://agergs.rs.gov.br/upload/arquivos/202208/09160055-ren-66.pdf

Corsan -  www.corsan.com.br

Comunicação Social - Assessoria de Imprensa