DNIT anuncia obras na BR-116 de Porto Alegre até Novo Hamburgo

Intervenções devem começar em dia 15 dias, conforme DNIT. Audiência ocorreu por iniciativa da Frente Parlamentar de Obras e Mobilidade da Câmara de Vereadores de Esteio

Desafogar o trânsito na BR-116 entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. Esta é a intenção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT) com as cinco intervenções previstas para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana. São obras de aperfeiçoamento físico e de segurança de tráfego. A informação é do Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT), Hiratan Pinheiro da Silva  durante  a audiência pública realizada na última quarta-feira, 31, organizada pela Frente Parlamentar de Obras Viárias e Mobilidade da Câmara Municipal de Esteio, integrada pelos vereadores Leo Dahmer (PT), Fernanda Fernandes (PP) e Gilmar Rinaldi(PT). A previsão de início, de acordo com o superintendente, é de 15 dias.

Serão, ao todo 38,5 quilômetros de obras começando pela Capital com a construção de duas obras na BR-290, o que  trará mais segurança a circulação de veículos. “Como alternativa ao tráfego, as avenidas Ernesto Neugebauer e Guilherme Schell receberão melhorias e recapeamento total.

Em Canoas, o alargamento do viaduto da Metrovel e da avenida Boqueirão, permitirão a implantação de uma terceira faixa em ambos os sentidos, ampliando a capacidade de fluxo, além de obras na rua Domingos Martins”, anunciou Hiratan da Silva

O superintendente ainda falou sobre a obra no viaduto junto à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) e a ponte sobre o Arroio Sapucaia receberão novas pistas. Já em Esteio, na região do Parque de Exposições Assis Brasil,  serão realizadas três obras: a construção de dois novos viadutos, além de duplicação do já existente. “Estas obras vão facilitar o acesso ao parque e o retorno adequado para a BR-116. As intervenções devem começar no próximo mês”, falou. Segundo ele, são 140 mil veículos diariamente que trafegam no viaduto que liga Canoas, Esteio a Novo Hamburgo. “Serão obras complementares que não terão devem demorar para conclusão”, disse. O custo aproximado da obra na esta região é de R$190 milhões, de acordo com o Superintendente.

Durante a audiência, que contou com a presença do deputado estadual, Miguel Rossetto(PT), e do vereador esteiese Derli Scienza(PP),  o superintendente anunciou que o trecho de São Leopoldo, por ser o mais degradado, será o primeiro a receber as melhorias. Além do alargamento da ponte sobre o Rio dos Sinos, já em construção,  mais duas novas pontes serão construídas sobre a várzea do rio. No acesso ao bairro Scharlau, local considerado pelo DNIT de grande fluxo,  serão construídos dois novos viadutos, com a retirada das atuais sinaleiras, o que deixará o trânsito com mais  fluidez e mobilidade.

Novo Hamburgo  também receberá melhorias ligando os bairros que têm, atualmente, interferência com a BR-116. “Estão previstas a construção de novas alças no Viaduto Ayrton Senna, que criará novos acessos, tanto para quem entra na rodovia, quanto na direção do Centro de Novo Hamburgo e do bairro Primavera sobre o arroio Luis Raul, onde haverá mais uma pista em cada sentido do pontilhão, desafogando as retenções de tráfego na região”, destacou.

O superintendente assegurou que as intervenções devem diminuir o tempo de viagem  e garantir mais segurança e conforto para todos os gaúchos.

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa