Emissão de poluentes pela Refap volta a ser tema de reunião da Comissão de Saúde

Moradores pedem apoio dos parlamentares para reivindicar providências quanto à qualidade do ar na cidade

24/10/2019 - Na tarde de terça-feira (22), um grupo de moradores que coordena o movimento “Esteio sem Poluição” procurou a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, em busca de apoio e orientação dos vereadores quanto à situação de exposição, por parte da comunidade de Esteio, à poluição e forte cheiro emanados pelas tochas da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap). Conforme denúncias relatadas por eles, o forte odor tem causado danos à saúde da comunidade, sobretudo de moradores que residem no entorno da empresa. O grupo vem se manifestando e mobilizando os cidadãos através de abaixo-assinados físicos e online para pressionar a tomada de providências.

A moradora Janaína Almeida, representante do grupo, esclareceu que o movimento é apartidário e que tem a finalidade única de sanar a questão. “O que a gente quer é resolver o problema, e, pra que isso aconteça, o ideal seria que todos se unissem, independente de ideologias políticas, em prol do mesmo objetivo, que é cobrar a solução definitiva, pois todos nós moramos aqui e precisamos respirar um ar de qualidade”, falou.

A comissão, presidida pelo vereador Léo Dahmer (PT) e composta pelos vereadores Rute Pereira (MDB) e Mário Couto (PDT), deliberou em formar um grupo de trabalho para organizar uma audiência pública, com a participação do Ministério Público, para tratar do assunto. A comissão também solicitará ao Executivo um histórico estatístico com dados de atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde de problemas respiratórios, náuseas, dores de cabeça e mal-estar, decorrentes do forte cheiro.

A reunião contou ainda com a participação do presidente da Câmara Euclides Castro (PP) e dos vereadores Sandro Severo (PSB), Fernanda Fernandes (PP) e Luiz Duarte (PT).

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

registrado em: ,