Esteio institui o Dia Municipal da Favela, Subúrbio e Periferia
05/11/2025 - A Câmara de Esteio aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira, o projeto de lei 137/2025, que institui o Dia Municipal da Favela, Subúrbio e Periferia, a ser comemorado anualmente em 4 de novembro. A proposta, encaminhada pelo Executivo municipal, busca reconhecer e valorizar as comunidades periféricas do Município, promovendo reflexões e ações voltadas à inclusão social e ao fortalecimento de políticas públicas.
De acordo com a justificativa do Executivo, a iniciativa “tem por objetivo reconhecer, valorizar e dar visibilidade às comunidades periféricas do Município, espaços historicamente marginalizados, mas que representam importantes polos de resistência cultural, social e econômica”. A instituição da data no calendário oficial reforça o compromisso com o protagonismo dessas comunidades e incentiva o desenvolvimento de ações contínuas de incentivo cultural, esportivo, empreendedor e social.
Durante a discussão do projeto, o vereador Fernando Luz (PP), presidente da Câmara, destacou a importância de transformar a simbologia da data em ações efetivas. “A data por si só não impacta diretamente na vida das pessoas, mas o legado, as ações e a integração entre poder público e sociedade civil é que transformam a realidade das comunidades. O projeto é importante porque prevê essa atuação conjunta, explorando o potencial econômico, social e cultural que existe dentro das favelas e periferias”, afirmou. Ele também reforçou que as iniciativas não devem ocorrer apenas no dia comemorativo, mas de forma constante e integrada.
O vereador Leo Dahmer (PT) enfatizou a importância de valorizar as pessoas que vivem nessas regiões, muitas vezes também chamadas de vilas ou periferias. “É preciso pensar na potência e na valorização dessas pessoas. Pensar em cultura, em educação, porque dessa forma evitamos que os jovens sejam recrutados pelo crime”, observou. Já o vereador Dr. Cláudio Luciano Dusik (MDB) destacou o papel social e simbólico da proposta. “A aprovação desse projeto destaca e valoriza um papel social muito importante, de mostrar que cada um faz parte de um todo. O sentimento de comunidade e pertencimento é fundamental. O importante não é dizer que a favela é apenas um lugar de vulnerabilidade, mas sim um espaço de potencial, de empreendedorismo e de sonhos”, ressaltou.
Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio