Francisco Alves parabeniza Hemocentro e chama atenção para doação de sangue

O parlamentar aproveitou para convidar a comunidade para a doação de sangue no próximo dia 23, com saída para o Hemocentro, às 9 horas, da Rua Coberta, com apoio da Ong Amigos do Nick

O Hemocentro do RS foi lembrado na sessão da Câmara Municipal de Esteio na noite de ontem(14) pelo vereador Francisco Alves (PL). Em documento aprovado em Plenário, o parlamentar homenageia e reconhece o trabalho desenvolvido pela equipe do Hemocentro, comandada pela Secretaria Estadual do RS. Na oportunidade, Francisco Alves reforçou a importância do ato de doar sangue, medula óssea e plaquetas e pediu sensibilidade  no "convencimento das pessoas" para a realização do gesto, considerado por ele nobre e simples no ato de salvar vidas.

O parlamentar também aproveitou para convidar a comunidade para a doação de sangue no próximo dia 23, com saída para o Hemocentro, às 9 horas, da Rua Coberta, com apoio da Ong Amigos do Nick. "A ideia da Ong é levar para esta ação uma grande quantidade de mulheres, em função do mês da Mulher, e homens também serão bem-vindos", falou.

 Francisco Alves contou ainda um pouco da história de criação do Programa Nacional de Sangue e Hemocomponentes (Pró-sangue). " Em 1980, cria-se o Programa Nacional de Sangue e Hemocomponentes (Pró-Sangue) com a finalidade de regularizar a situação da hemoterapia brasileira. Surgem os Centros de Hematologia e Hemoterapia – os Hemocentros", relatou. Segundo ele,  especialistas apontam a falta de conscientização da população como um dos principais limitadores para o aumento da doação de sangue no Brasil. "Eles defendem que campanhas de incentivo à doação sejam feitas desde os primeiros anos de vida e que o assunto seja discutido nas escolas para reverter o atual cenário. O ato de doar contribui efetivamente com a transformação para o melhor da sociedade, das instituições e, principalmente das pessoas. Ao enxergar as necessidades do próximo e fazer algo para supri-las, nos tornamos mais justos e igualitários. Doar sangue é um ato de amor", finalizou.
Comunicação Social - Assessoria de Imprensa