Kohlrausch encaminha pedidos para melhorar sistema de proteção contra enchentes

Entre os pedidos está a construção de bacias de contenção em Canoas, Cachoeirinha e Sapucaia do Sul. DNIT também receberá ofício para a construção de polderes

19/07/2023 -  As prefeituras de Canoas, Cachoeirinha e  Sapucaia do Sul devem receber ainda nesta semana ofício da Câmara Municipal de Esteio solicitando para que estudem a possibilidade de construção de bacias de contenção nos municípios. A proposição é do vereador Marcelo Kohlrausch(PSB), que teve aprovação unânime na noite de ontem(18) pelo Plenário. A medida, segundo o parlamentar, pretende minimizar os efeitos negativos das águas oriundas dos municípios para Esteio, assim como a adoção de medidas visando controlar o ingresso de lixo no arroio que deságua nos arroios em Esteio. Conforme o parlamentar, a união de todas as cidades pode reduzir a questão das enchentes. "Nosso município é o último da bacia, o que nos deixa em desvantagem", disse.

Em outro requerimento,  também aprovado em Plenário, o vereador pretende que a  Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, estude a possibilidade de suprimir os eucaliptos existentes na margem do Arroio Sapucaia. A ideia é deixar uma área livre de 20 metros apenas com vegetação rasteira. Além disso, o parlamentar pede que sejam removidos os eucaliptos caídos sobre o leito do arroio. "Estas medidas, juntas, devem auxiliar na proteção da nossa comunidade", salientou.

Já para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Kohlrausch, está sugerindo a  construção, na BR-448,  de dois polderes - sistema  composto por diques (muros), reservatórios, dutos e bombas. A medida, segundo o vereador, serve para chuvas de grande intensidade. "Neste sentido, os diques fariam o trabalho de isolamento das águas", assegurou. No sistema de polderes, o  volume intenso de águas pluviais é coletado numa espécie de piscina, que ficaria numa área próxima da estrutura. A água é armazenada e então lançada de volta ao rio após o período de pico de vazão. Marcelo Kohrausch também destaca que a própria Metroplan, em seus estudos contra as enchentes, admitiu a necessidade de construção de dois polderes na BR-448, em Esteio. "Sendo assim, o DNIT poderia providenciar duas casas de bombas; uma para o arroio Esteio e a outra para o arroio Sapucaia. A adoção destas obras completariam o sistema de proteção contra enchentes apontado pelo próprio DNIT na concepção da rodovia federal", apontou.

Por Comunicação Social -  Assessoria de Imprensa