Mau cheiro em área próxima à Refap é questionado

04/11/2022 – O mau cheiro nas áreas situadas no limite de Esteio com Canoas, vizinhas à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), motivou dois vereadores a apresentarem documentos questionando a situação. Aprovados por unanimidade pelo plenário da Câmara, os requerimentos para outros órgãos 452 e 453/2022, respectivamente dos parlamentares Marcelo Kohlrausch (PSB) e Sandro Severo (PSB).

No primeiro deles, o presidente do Legislativo municipal questiona a Refap sobre qual problema teria ocorrido entre a tarde e início da noite de terça-feira (1º), quando, de acordo com Marcelo, parecia haver gás na atmosfera. Ele também pergunta se a substância que teria sido expelida na ocasião pode prejudicar a saúde da população vizinha e se o órgão fiscalizador aplica algum tipo de multa em situação como a ocorrida esta semana.

Na justificativa anexada ao documento, o líder da afirma que a comunidade estaria revoltada com a situação. “É frequente a denúncia de contaminação do ar”, declarou Marcelo. “O resultado é dor de cabeça, ardência nos olhos e garganta irritada”.

Já no requerimento para outros órgãos 453/2022, o vereador Sandro solicita à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - RS (Fepam) solicitando ao órgão cópia de laudo de manutenção e limpeza da bacia de captação situada ao lado da Refap. O vereador também relata a queixa dos moradores com relação à situação. “ [São] inúmeras reclamações de moradores, no que tange aos constantes episódios de mau cheiro nas proximidades do local”, afirmou.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio