Medidas contra cheias são prometidas por Refap

Vereadores de Esteio se reuniram, na última semana, com a direção da empresa. Na ocasião, foram informados da retirada de eucaliptos na beira do Arroio Sapucaia e de estudo para bacias de contenção no Guajuviras

10/06/2024 – Os vereadores Marcelo Kohlrausch (Republicanos) e Gilmar Rinaldi (PT) – respectivamente presidente e secretário da Comissão de Transporte, Habitação e Urbanização –, acompanhados dos parlamentares Fernanda Fernandes (União) e Leo Dahmer (PT), reuniram-se em Canoas com a direção da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap). Durante o encontro, realizado na sexta-feira (7), os representantes da empresa pública anunciaram medidas na área da estatal que devem diminuir o impacto das cheias do Arroio Sapucaia nas comunidades lindeiras em Esteio.

De acordo com os parlamentares, está em fase de contratação e licenciamento ambiental pela estatal de uma empresa que cortará aproximadamente 2,3 mil eucaliptos – que vão ser substituídos por árvores menores – em uma faixa de 1 quilômetro de extensão da margem do Arroio Sapucaia e de 50 metros de largura para dentro do terreno da Refap. Os eucaliptos que atualmente estão no local já causaram problemas às áreas ribeirinhas esteienses, como em 2023, ocasião em que uma árvore caiu sobre um carro, na Rua José do Patrocínio, bairro São José.

Ainda durante a reunião, os vereadores foram informados da existência de um estudo do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) para a construção de bacias de contenção destinadas a reduzir o volume de água que chega em Esteio vindo do Arroio Gajuviras, um afluente do Sapucaia que passa dentro da refinaria. As estruturas são uma espécie de piscina de concreto vazia, instalada próxima de um rio ou arroio, que permanece seca na estiagem e acumula a água da chuva, diminuindo o risco de enchentes.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio