Mês da Mulher: Anteprojeto cria o Dossiê Violência Contra Mulheres em Esteio

Matéria é de iniciativa do vereador Sandro Severo (PSB)

As iniciativas para garantir a defesa e a proteção das mulheres vítimas de violência vêm avançando cada vez mais na cidade. Na noite de ontem(7), a Câmara Municipal de Esteio aprovou, por unanimidade, a proposta do vereador Sandro Severo (PSB), criando o Dossiê Violência Contra Mulheres. O dossiê consistirá na elaboração de estatísticas periódicas sobre as mulheres atendidas pelas políticas públicas sob gerência do Município. A intenção, de acordo com o parlamentar, é balizar estudos, campanhas de prevenção à violência e políticas públicas em prol das mulheres.  Os dados analisados serão extraídos das bases de informações das Secretarias Municipais de Saúde, Cidadania, Guarda Municipal, Secretaria de Segurança Pública e Defensoria Pública do Rio Grande do Sul e Comarca de Esteio.

A proposta é que sejam  elaboradas estatísticas, atualizadas no mínimo a cada 12 meses, sobre as mulheres atendidas pelas políticas públicas municipais. Segundo Sandro Severo, com a aprovação da Lei Maria da Penha em meados do ano de 2006, a sociedade brasileira avançou rumo ao reconhecimento da violência face à mulher como um problema de toda a sociedade e da responsabilidade do Estado em seu enfrentamento. "Para um efetivo enfrentamento da citada violência contra as mulheres precisamos do comprometimento do poder público à construção de políticas públicas, que vão desde a prevenção, com campanhas de conscientização sobre as diversas formas de violência, suas causas e direitos das mulheres; a inclusão deste debate nos sistemas de saúde e de Educação e formação dos profissionais, até a valorização de políticas públicas de assistência e proteção às mulheres vítimas de violência, como os Centros Integrados de Atendimento às mulheres, casa abrigos, programas de inserção destas mulheres no mercado de trabalho, entre outros",justificou.

Sandro Severo ainda afirma que para um melhor planejamento das políticas públicas municipais, bem como ações de outros setores da sociedade, no enfrentamento à violência contra as mulheres, é preciso a sistematização e análise dos dados, de forma a visibilizar a magnitude da violência vivenciada pelas mulheres esteienses.

Por Comunicação Social- Assessoria de Imprensa