Miguel Luz deve ser homenageado com nome de museu em Esteio

Nome do jornalista e pioneiro de Esteio, Miguel Luz, falecido no último dia 30 de setembro, deve ser eternizado no museu instalado na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya

Por Assessora de Imprensa  - Terezinha Bobsin

05/10/2023 -  O nome do jornalista, diretor e fundador do Jornal Destaque de Esteio, falecido no último dia 30 de setembro, vítima de parada cardíaca, aos 86 anos, pode ser eternizado através do projeto de lei de autoria do vereador Leo Dahmer (PT), que denomina o Museu Municipal de Esteio de  Museu Municipal Miguel Luz, instalado na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya.  A matéria, que está tramitando na Câmara Municipal para avaliação das comissões permanentes do Legislativo, foi apresentada na terça-feira(3) ao plenário. O jornalista, que foi em diversas oportunidades presidente da Associação dos Jornais do Interior (Adjori) e secretário de Cultura do município, fundou também a Rádio Jornal Destaque e escreveu a história de Esteio no livro Ao Longo dos Trilhos. Também recebeu o título de Cidadão Esteiense pela Câmara Municipal, em 1990.

Confira a trajetória de Miguel Luz:
Autor do a obra Ao Longo dos Trilhos, que trata da história de Esteio, nasceu em Santo Antônio da Patrulha e veio residir em Esteio, em 1949. Formado em Contabilidade, cursou Filosofia e Artes Dramáticas na UFRGS. Iniciou o estudo de Direito na Unisinos, mas foi no jornalismo que se achou. Em 8 de novembro de 1967 fundou o Jornal Destaque com o lema "Compromisso de ser o primeiro". Foi vice-presidentes do Clube do Comércio, exerceu diversos cargos no Clube Aliança, incluindo a presidência. Na sua gestão, foi construída a boate do clube, posteriormente foi presidente do conselho deliberativo do Aliança por décadas. Presidiu também o Rotary Club de Esteio, foi fundador do Consepro, Coral Vox Popoli e CTG Poncho Crioulo. Contribuiu na construção do atual prédio da Brigada Militar, o que lhe rendeu o diploma de Amigo da Brigada. Foi presidente da Associação dos Dirigentes de Jornais do Interior ADJORI, liderando a entidade que congrega mais de 200 empresas jornalísticas no Rio Grande do Sul. Foi reconhecido como Cidadão Esteiense, por este Parlamento, em 10 de setembro de 1990. Em 1999, foi novamente homenageado por esta Casa Legislativa como Cidadão Destaque, pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade. Miguel Luz, ao longo de sua vida, constituiu um museu particular com objetos históricos que fizeram parte da história de Esteio.